V. Guimarães: Confiança nos Silva no ataque aos guerreiros
Jota Silva marcou na última visita do Vitória de Guimarães a Braga; Tiago Silva faturou no triunfo caseiro no dérbi de fevereiro passado; André Silva é o goleador da equipa e deve voltar ao onze
Sendo o apelido mais comum em Portugal, é normal que haja muitos jogadores de nome Silva, mas o Vitória de Guimarães tem mesmo bastantes (não só lusos) e alguns com importância significativa na boa temporada realizada até ao momento, assim como nos últimos dérbis do Minho, frente ao rival SC Braga.
No último confronto realizado no D. Afonso Henriques, a 27 de fevereiro, correspondente à 22.ª jornada da Liga da época transata, o Vitória venceu os bracarenses por 2-1, com golos de Tiago Silva, de penálti, e de Alisson Safira (Álvaro Djaló marcou para o SC Braga), que está a caminho do Santa Clara.
Já na última visita à Pedreira, há praticamente um ano (11 de janeiro), nos oitavos de final da Taça de Portugal, os vimaranenses acabaram eliminados da prova rainha - derrota por 2-3 -, mas estiveram a vencer por 2-0 até bem perto do final do encontro com golos de Jota Silva (16’) e de Anderson… Silva (90+7’), que este verão se transferiu para o Alanyaspor, da Turquia.
O Vitória não vence em Braga há oito anos e de forma a repetir o triunfo alcançado em 2016/17, por 2-1, inspira-se nos Silva que tem no plantel. Aos já mencionados acrescenta-se o nome de André Silva, pois o avançado - melhor marcador da equipa com sete golos em todas as competições - deve estar de regresso ao onze. O artilheiro, de 26 anos, foi titular pela última vez na receção ao Sporting e marcou no triunfo por 3-2. Depois falhou a deslocação ao terreno do Boavista e frente ao Rio Ave, na 15.ª jornada do Campeonato Nacional, ficou no banco (entrou aos 53’).
O dérbi mais ‘quente’ da região minhota joga-se já amanhã, às 20.30 horas, e vai ser dirigido por João Pinheiro (AF Braga) - no VAR vai estar Hugo Miguel. Álvaro Pacheco ainda não deve contar com o médio João Mendes e o central Mikel Villanueva, sendo que em sentido contrário André já pode ser opção.
Uma partida que vale mais que três pontos, não só do ponto de vista emocional dos adeptos, mas também da classificação da Liga. Em caso de triunfo, o Vitória de Guimarães alcança os arsenalistas no 4.º lugar da tabela (32 pontos) e fica, desde já, em vantagem no confronto direto que é o primeiro critério de desempate, caso as equipas terminem o campeonato em igualdade pontual.