SC Braga-Vitória de Guimarães: Dérbi do Minho aquece o fim da primeira volta
Dérbi minhoto na luta pela quarta posição (HELENA VALENTE/ASF)

ANTEVISÃO SC Braga-Vitória de Guimarães: Dérbi do Minho aquece o fim da primeira volta

NACIONAL06.01.202408:00

'Guerreiros' e 'conquistadores' protagonizam um dos jogos de maior cartaz da 16.ª ronda do campeonato; luta acesa pelo quarto lugar exacerbada pela rivalidade histórica entre os dois emblemas

O Dérbi do Minho marca a 16.ª jornada da Liga, quando nos aproximamos a passos largos do final da primeira volta. Este sábado, o SC Braga recebe o Vitória de Guimarães, na Pedreira, a partir das 20.30 horas.

São apenas três pontos que separam os rivais minhotos na luta pelo quarto lugar, com vantagem para os arsenalistas ao fim de 15 rondas. Os triunfos de ambos os conjuntos na última jornada acalentam ainda mais esperanças para cada lado no Dérbi.

Enquanto a turma de Artur Jorge foi ao terreno do Casa Pia vencer por 1-3, a formação vitoriana não se deixou ficar e bateu o Rio Ave, em casa, por 1-0.

O histórico recente de confrontos na Pedreira é favorável ao bracarenses, que não perdem o dérbi minhoto em casa desde janeiro de 2017. Desde então, os arsenalistas somam seis triunfos e apenas um empate. 

Na temporada passada, os dois emblemas protagonizaram um dos encontros do ano (3-2) nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Abel Ruiz e Vitinha assinaram uma reviravolta épica nos minutos finais, que permitiu ao conjunto de Artur Jorge qualificar-se para os 'quartos' da prova rainha.

Na partida do campeonato, logo na 5.ª jornada em 2022/23, o SC Braga venceu graças a um golo de Tormena ao cair do pano (1-0).

SC Braga

Sistema tático: 4x2x3x1

Onze provável: Matheus; Victor Gómez, Serdar, Fonte, Borja; Rodrigo Zalazar, João Moutinho; Álvaro Djaló, Ricardo Horta, Bruma; Abel Ruiz.

Figura: Ricardo Horta. O capitão arsenalista sabe o que é vencer os rivais vimaranenses, tendo já participado em 11 triunfos dos bracarenses no dérbi do Minho. Apenas dois golos em 16 partidas, porém, indicam que o jogador de 29 anos não tem por hábito faturar contra os 'conquistadores'. No total da temporada, o médio ofensivo já leva 10 golos e 11 assistências, e continua a ser absolutamente fundamental na manobra da equipa de Artur Jorge.

O que disse Artur Jorge na antevisão à partida: «A importância frente a este rival é sempre igual a qualquer outro jogo que possamos ter. Percebo a definição de dérbi, a carga emocional que estes jogos trazem para os adeptos e também para os jogadores, mas temos de partir iguais a nós mesmos. Perceber que vamos defrontar uma equipa num bom momento e temos de ser capazes de ser superiores ao adversário para podermos vencer o encontro.»

Vitória de Guimarães

Sistema tático: 3x4x3

Onze provável: Bruno Varela; Tomás Ribeiro, Borevkovic, Jorge Fernandes; Bruno Gaspar, Tomás Handel, Tiago Silva, Ricardo Mangas; Nélson da Luz, André Silva, Jota Silva.

Lesionados: Telmo Arcanjo

Em dúvida: André André; João Mendes; Mikel Villanueva

Figura: Tiago Silva. Os 'Silvas' têm sido determinantes na temporada dos vitorianos. Se Jota e André têm contribuído de forma decisiva para a produção ofensiva da turma de Álvaro Pacheco, Tiago tem assumido um papel preponderante no miolo da equipa. O golo crucial frente ao Rio Ave (1-0) foi o quarto esta época, aos que ainda acrescenta quatro assistências. Na terceira temporada no D. Afonso Henriques, o médio de 30 torna-se cada vez mais uma figura do Vitória.

O que disse Álvaro Pacheco antes do encontro: «É um dérbi e a própria palavra revela que é um jogo importante, no qual há três pontos em disputa. Claro que é um jogo especial para a região do Minho e para vencermos temos de ser Vitória, sermos capazes de sermos nós próprios e conquistarmos os três pontos. É mais um jogo como outros da Liga em que vai ser difícil, temos de ser combativos e fazermos bem o nosso trabalho para vencermos.»