SC Braga-Moreirense: dérbi minhoto com técnicos à procura de manter registos vitoriosos
Moreirense-SC Braga. Foto: Manuel Fernando Araujo/Lusa

ANTEVISÃO SC Braga-Moreirense: dérbi minhoto com técnicos à procura de manter registos vitoriosos

NACIONAL25.08.202407:30

O primeiro dérbi da região minhota da temporada 2024/25 está aí, com o SC Braga a receber o Moreirense, na 3.ª jornada da Liga; duas equipas em bons momentos e com treinadores, até agora, cem por cento ganhadores

SC Braga e Moreirense defrontam-se este domingo, às 20.30 horas, na 3.ª jornada da Liga, no Estádio Municipal de Braga. O primeiro dérbi do Minho coloca frente-a-frente a equipa de Moreira de Cónegos que soma dois triunfos nas duas primeiras rondas da Liga e os guerreiros que vêm de um ciclo de três vitórias consecutivas e que não querem perder mais terreno no campeonato, depois do empate caseiro (perante o Estrela da Amadora), na jornada inaugural. Do lado arsenalista, Carlos Carvalhal que substituiu Daniel Sousa só soma triunfos, em três partidas e César Peixoto conduziu o Moreirense a um bom arranque de campeonato. Um deles, ou os dois (em caso de empate), vai ficar com o registo beliscado.

SC Braga

O SC Braga tem sofrido com alguma lesões, sendo que desta feita é o extremo português Bruma que se junta a Niakaté e João Moutinho entre os indisponíveis. Apesar de Paulo Oliveira e João Vasconcelos já terem treinado com os restantes companheiros, dificilmente estão aptos para o confronto com o Moreirense.

As opções começam a ficar curtas para Carlos Carvalhal que já assegurou um novo lateral-esquerdo, Yuri Ribeiro, pois Wdowik não se adaptou à cidade, à comida, ao clima e aos colegas, segundo as explicações do próprio técnico. Simon Banza continua a trabalhar com a equipa B e, por isso, também está fora. O treinador, de 58 anos, até devido ao compromisso importante que tem na Áustria na próxima quinta-feira, deve promover duas alterações em relação ao onze apresentado, precisamente, frente ao Rapid Viena, na primeira mão do play off da Liga Europa.

Sistema: 4x2x3x1

Onze Provável: Matheus; Víctor Gómez, Arrey-Mbi, Bambu e Adrián Marín; Gorby e Vítor Carvalho; Roger, Zalazar e Ricardo Horta; Roberto Fernández.

Castigados: nada a registar.

Lesionados: Niakaté, João Moutinho e Bruma.

Figura: Rodrigo Zalazar

O médio uruguaio tem sido o jogador mais influente neste SC Braga, especialmente na versão Carlos Carvalhal. Nas assistências, nos golos e na forma como faz com que a equipa ande ao seu ritmo. Tem uma disponibilidade física enorme que lhe permite fazer autênticas ‘piscinas’, como um verdadeiro box-to-box. A sua agressividade ajuda na vertente defensiva e a forma como aparece constantemente em zonas mais ofensivas, ajuda-o a estar mais perto de faturar e de servir os companheiros para o golo.

O que disse Carlos Carvalhal: «Muitas vezes importa jogar frente a adversários que ainda não perderam para que, caso ganhemos, termos uma maior moral. Na pré-época, o SC Braga perdeu com o Moreirense e agora queremos vencer. Precisamos da energia extra da nossa massa associativa.»

Moreirense

A equipa orientada por César Peixoto começou muito bem a temporada e uma das cinco que conta apenas com triunfos, neste início de temporada. Depois de vitórias convincentes na deslocação ao reduto do Farense e na receção ao Arouca, visita agora o terreno do SC Braga, na procura de manter o registo 100 por cento vitorioso.

No entanto, o técnico, de 44 anos, pode ter uma baixa importante no meio-campo, já que Alan ainda não está totalmente recuperado e apenas perto da hora do jogo deste domingo, saberá se pode contar com o jogador brasileiro. Assim, no mínimo uma alteração deve surgir na equipa de Moreira de Cónegos.

Sistema: 4x2x3x1

Onze Provável: Kewin Silva; Dinis Pinto, Maracás, Marcelo e Frimpong; Rúben Ismael e Ofori; Madson, Benny e Antonisse; Luís Asué.

Castigados: nada a registar.

Lesionados: Alan e Hernâni.

Figura: Luís Asué

O avançado da Guiné Equatorial já leva dois golos, em outros tantos jogos, demonstrando que esta pode ser a sua temporada de afirmação no futebol nacional, aos 23 anos. Numa partida em que vai regressar a casa, pois é formado no SC Braga, Asus com certeza vai pretender mostrar o seu valor em campo. Tem sido o cabo dos trabalhos para as defesas adversárias e a isso junta a finalização certeira.

O que disse César Peixoto: «Vamos defrontar uma grande equipa, mas a minha equipa é muito competitiva e vamos lá para tentar lutar por pontos. Independentemente do campo, a abordagem vai ser sempre esta. Os meus jogadores já me provaram que nunca viram a cara à luta. São muito competitivos, contra qualquer adversário vamos para competir. Acredito que podemos fazer um bom jogo e criar muita dificuldade ao SC Braga

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Neste departamento, os números são claramente favoráveis aos guerreiros, pois a jogarem perante o seu público nunca perderam frente ao Moreirense. O registo caseiro dos arsenalistas impressiona, com 12 vitórias e três empates, 26 golos marcados e somente sete sofridos. A última vez que cedeu pontos, em casa, frente à equipa de Moreira de Cónegos foi em 2015/16, numa igualdade a uma bola. O resultado que ocorreu com maior frequência no Estádio Municipal de Braga foi o triunfo dos visitados por 2-1 (quatro ocasiões).

No panorama geral, a coisa não melhora muito para o Moreirense, pois acrescenta quatro triunfos no seu estádio e ainda mais três empates, mas também oito derrotas. Assim, nos 30 encontros já disputados entre estes dois emblemas, o SC Braga venceu 20, empatou seis e perdeu quatro.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer