Avançado português soma três golos e uma assistência nos últimos cinco jogos dos guerreiros; leva sete tentos e seis passes decisivos para os seus companheiros, números que o aproximam da época transata
Bruma voltou a marcar, no confronto da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, em que o SC Braga bateu o Leixões por 2-0, e fez o seu terceiro golo nos últimos cinco jogos dos guerreiros, demonstrando estar no pleno das suas faculdades, passado um mês de ter completado o 30.º aniversário.
Nesta partida com os matosinhenses, o extremo luso fez uma exibição de gala, pois no primeiro dos arsenalistas é ele que remata em direção à baliza, mas a bola sofreu um desvio que enganou o guarda-redes e foi dado autogolo de Hugo Basto. Já o tento que apontou foi de livre direto, numa execução exímia da bola parada e dando a tranquilidade que a equipa necessitava nessa partida a eliminar.
Nestes cinco jogos, o jogador português começou por faturar nos quartos de final da Taça da Liga, no dérbi minhoto, com o V. Guimarães, sendo decisivo da marca de penálti ao ter apontado o 2-1 que foi o resultado final. Logo a seguir, na jornada 10 da Liga, voltou a não tremer aos onze metros e colocou a sua equipa a ganhar por 1-0, sendo que a partida terminou com um triunfo por 2-1 para os bracarenses. Na Liga Europa, com o Elfsborg, saiu do banco aos 61 minutos e ficou em branco.
Internacional português bisou e guiou arsenalistas aos oitavos de final. Se no primeiro golo teve a colaboração de Hugo Basto, no segundo desenhou um bonito quadro. Leixonenses abnegados mesmo com 10
Na receção ao Sporting, na 11.ª ronda do campeonato, fez uma assistência para o segundo golo da equipa e do capitão Ricardo Horta, sendo que na altura o SC Braga colocou-se a vencer por 2-0 (acabou por perder 2-4). Agora, tal como mencionado, foi absolutamente essencial para o apuramento do clube para os oitavos de final da prova rainha.
Bruma abriu o ativo com alguma felicidade, mas depois voltou a fazer o gosto ao pé com um golo de antologia. Segurança de João Ferreira e Bright Arrey-Mbi assente no auxílio de Vítor Carvalho e João Moutinho. Acelerações de Roger Fernandes e Gabri Martínez e consistência de Ricardo Horta
Até ao momento, Bruma soma sete golos e seis assistências, algo que o coloca perto dos números totais da época transata (11 golos e sete assistências, em 38 jogos). Depois de um início de temporada com dois passes decisivos na 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa, frente ao Maccabi Petah Tikva, o extremo passou por um momento de seca. Ainda passou pelo calvário das lesões de 22 de agosto a 15 de setembro. Mas, a partir daí voltou com todo o fulgor e em três partidas apontou quatro golos e ainda fez duas assistências.
Treinador dos arsenalistas extremamente satisfeito com a forma como os seus jogadores interpretaram a estratégia para este jogo. Os elogios ao Leixões e a Fangueiro e a gratidão pelo reconhecimento de um emblema que lhe diz tanto. Lusitano de Évora na próxima eliminatória? «Sem facilitar absolutamente nada»