Santa Clara quer trocar o emblema para evitar ser associado ao Benfica
Fredrik Aursnes (Benfica) e Andrezinho (Santa Clara). Foto: RUI RAIMUNDO/ASF

Santa Clara quer trocar o emblema para evitar ser associado ao Benfica

NACIONAL27.12.202316:48

Clube dos Açores procura novo símbolo para carregar ao peito

O Santa Clara prepara-se para mudar o emblema estampado nas camisolas, por considerar que as parecenças com a insígnia do Benfica geram associações indesejadas para o clube de Ponta Delgada.

Eduardo Medeiros, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Santa Clara, defendeu esta quarta-feira que o clube precisa de um novo símbolo com uma «identidade própria», que represente a «identidade dos Açores» e espelhe a «história do clube».

«Tem havido uma série de constrangimentos por parte de alguns sócios e simpatizantes em não se reverem no símbolo do Santa Clara», disse o presidente da Mesa, acrescentado que o símbolo atual «gera confusão, mesmo em termos do código da propriedade industrial, com o símbolo de outro clube [Benfica]». Eduardo Medeiros prosseguiu: «Durante algum tempo, o Santa Clara identificou-se com um determinado clube, mas isto não quer dizer que não tenha sócios transversais a uma série de outros clubes. O Santa Clara tem de ter uma identidade própria.»

Vai decorrer agora um concurso público, até 31 de janeiro, onde podem ser apresentadas propostas com um novo emblema, que se adeqúe melhor aos pressupostos expressos e desejados pelo clube. A decisão final será decidida pelos sócios em Assembleia Geral, mediante o voto nas propostas com que se identificarem.

«O símbolo que vier a ser aprovado será também para a própria SAD. Não faz sentido haver uma SAD com um emblema e o clube com outro, quando o nome é o mesmo. Inclusivamente, eles sabem da nossa iniciativa e comungam dos mesmos ideais que nós», concluiu.