Liga 2: Santa Clara não desfaz nulo no Restelo e coloca liderança à mercê
Açorianos não conseguiram evitar um empate sem golos ante o Belenenses, passando a ter a liderança da classificação em risco, dependente do resultado do AVS, que joga apenas no dia 31
Uma fria sexta-feira à noite que colocava panoramas quase espelhados: o penúltimo classificado da Liga 2, o Belenenses, recebia o líder isolado da competição – e ainda invicto na prova -, o Santa Clara. No entanto, a evidente diferença ao nível classificativo não se refletiu no terreno de jogo e as equipas não conseguiram desfazer o nulo, que pode penalizar a equipa açoriana no final da presente jornada.
Os insulares cedo se mostraram dispostos a justificar o seu favoritismo e quase inauguraram o marcador ainda dentro do primeiro minuto de jogo através de Rafael Martins, que atacou o cruzamento tenso e rasteiro tirado por Lucas Soares e apenas não marcou face à bela mancha de Guilherme Oliveira, que afastou o perigo para canto.
O Belenenses procurava pressionar alto sempre que possível, mas o maior critério pertencia ao Santa Clara, que voltou a aproximar-se do golo aos 23 minutos por Lucas Soares, que voltou a ter espaço de manobra pela direita, fletiu para terreno interior e rematou para nova defesa difícil do guardião dos azuis do Restelo.
A partir daí, o encontro equilibrou, o conjunto da casa começou a ganhar confiança e a assentar o seu jogo e até terminou por cima o primeiro tempo apesar de não conseguir criar ocasiões de perigo flagrante à exceção de um remate de Ricardo Matos, à entrada da área, que obrigou Gabriel Batista a defesa atenta à passagem da meia hora.
A segunda parte iniciou-se com equilíbrio de forças, seguido de um domínio mais prolongado do Santa Clara, que se estendeu, mas nunca a ponto de conseguir deixar o impasse em que a partida se encontrava, gerando até algum compasso de espera por parte dos dois treinadores no momento de operar substituições: a primeira surgiu à entrada do último quarto de hora da partida e por lesão de Serra, central do Belenenses.
O Santa Clara chegou com maior frequência à área azul, mas sem nunca ser capaz de desferir o golpe que procurava, apesar de ter ficado perto de o conseguir aos 80’, através de cabeceamento de Rafael Martins que passou próximo do poste da baliza local.
O Belenenses, por sua via, privilegiou quase sempre a proximidade dos seus setores e tentava sair em transição sempre que as circunstâncias o permitiam, assim preservando um moralizador empate perante o líder da Liga 2 que não o retira dos lugares de despromoção, mas ainda assim permite a aproximação a Penafiel e Leixões, que partilham o lugar imediatamente acima da linha de água.
Por seu turno, o Santa Clara aumentou provisoriamente a distância para dois pontos para com o segundo classificado, o AVS…mas colocou a sua posição de líder em risco, já que os avenses ainda disputarão a partida relativa a esta jornada no dia 31 e, caso derrotem o Mafra, ultrapassarão os insulares no topo da classificação do segundo escalão do futebol português.