Benfica: Di María abre a porta a Gonçalo Guedes
Avançado argentino foi autorizado a gozar mais alguns dias de férias e só volta a Lisboa depois da passagem de ano; avançado português é candidato à titularidade com o Famalicão
O plantel do Benfica voltou ontem ao Seixal, depois das férias de Natal, ainda sem Nicolás Otamendi e Di María. Os dois campeões do Mundo foram autorizados pelos encarnados a gozar mais alguns dias de descanso e são baixas para o jogo de sexta-feira, com o Famalicão, na Luz, da 15.ª jornada do campeonato. Gonçalo Guedes é o principal candidato a substituir o avançado.
Otamendi já não participou no jogo com o Aves SAD (4-1), quinta-feira, na Luz, da Taça da Liga, e entrou de férias mais cedo. Já não entrava nos planos de Roger Schmidt para a partida com o Famalicão por estar castigado — completou, com o Farense, série de cinco cartões amarelos no campeonato e está suspenso um jogo.
O defesa-central foi substituído, com o Aves SAD, por Tomás Araújo, que jogou ao lado de António Silva, numa espécie de ensaio para o duelo com o Famalicão.
Já Di María completou os 90 minutos com o Aves SAD. Foi, para A BOLA, o melhor em campo, avaliado com nota 8 (0 a 10). Nesse jogo, Gonçalo Guedes entrou para o lugar de João Mário, enquanto Tiago Gouveia substituiu Rafa, ambas as substituições aos 58 minutos.
O Benfica autorizou Otamendi a gozar mais dias de férias, porque na época anterior, pela mesma altura, o capitão dos encarnados regressou a Lisboa logo após ter contribuído para a vitória da Argentina no Mundial e participado nos festejos no país dele. A 30 de dezembro do ano passado, por exemplo, esteve em campo no jogo com o SC_Braga, no Minho, para o campeonato.
Em relação a Di María, o Benfica foi sensível ao pedido para descansar mais alguns dias na Argentina. O avançado de 35 anos, melhor marcador da equipa com nove golo, é o oitavo jogador do plantel com mais minutos nas pernas (1.683 em 21 jogos).
Guedes parte em vantagem para ser titular. O avançado emprestado pelo Wolverhampton ao Benfica soma 10 presenças esta época, mas apenas duas como titular. Entrou de início duas vezes seguidas, com Arouca (2-0), na Taça da Liga, e Chaves (2-0), no campeonato, ambos os jogos fora, respetivamente a 31 de outubro e 4 de novembro. Prepara-se, agora, para ter nova oportunidade. O avançado de 27 anos, que começou a época ainda a recuperar de operação ao joelho esquerdo, só está disponível para Schmidt desde outubro. E ainda procura justificar a aposta dos encarnados.
Alexander Bah, Juan Bernat e David Neres são as baixas por lesão. O avançado brasileiro tem feito a recuperação, no Dubai, no Centro de Excelência HMS, certificado pela FIFA, com o especialista, compatriota e amigo João Dias.