Portugal prepara jogo diante do Uzbequistão na antecâmara do Mundial
Emídio Rodrigues, adjunto da Seleção Nacional, elogia comportamento dos jogadores durante o estádio em Rio Maior. (Foto: FPF)

Portugal prepara jogo diante do Uzbequistão na antecâmara do Mundial

NACIONAL15.08.202413:57

Equipa das Quinas defronta esta sexta-feira a seleção asiática, em Rio Maior; é o primeiro de sete jogos de preparação antes do Campeonato do Mundo que se realiza... no Uzbequistão; Emídio Rodrigues prevê um teste «exigente» e reforça que o grupo de trabalho nacional está «muito bem fisicamente»

Em contagem decrescente para o Campeonato do Mundo que vai realizar-se de 14 de setembro a 6 de outubro, no Uzbequistão, Portugal continua a preparar afincadamente a participação numa competição em que vai defender o título conquistado em 2021, na Lituânia, após a vitória na grande final, diante da Argentina (2-1).

Festa da equipa nacional após a conquista do Mundial 2021. (Foto: FPF)

Depois de vários dias de treinos intensos - tal como, de resto, voltou a acontecer na manhã desta quinta-feira -, Jorge Braz, selecionador nacional, vai poder continuar a afinar estratégias em vários encontros de preparação que estão agendados para este período, sendo que o primeiro é já esta sexta-feira, diante do Uzbequistão, precisamente o país organizador do Mundial. O duelo diante da seleção asiática está agendado para as 18 horas, no Pavilhão Gimnodesportivo de Rio Maior.

Na projeção dessa partida, Emídio Rodrigues, um dos adjuntos da equipa das Quinas, deu conta da valia do adversário, mas não escondeu que Portugal está preparado para os testes que terá pela frente antes da partida para o Uzbequistão.

«O Uzbequistão é uma equipa que tem vindo a trabalhar com um novo treinador, o antigo selecionador de Espanha. Gostam preferencialmente de jogar no sistema de 4x0, alternando também com o 3x1. Têm apostado no guarda-redes avançado, uma tendência que tem vindo a crescer no futsal. Esperamos um jogo exigente, que nos vai obrigar a estar no máximo das nossas capacidades. Está tudo a correr dentro daquilo que são as nossas expectativas, estamos numa fase de muito trabalho, de grande intensidade. É tempo de acrescentar e trabalhar conteúdos e esquemas novos. Os jogadores chegaram a este estágio muito bem preparados. Existe uma grande preocupação da parte deles em chegar com um excelente nível de preparação. Sentimos que a equipa está muito bem fisicamente. Fica mais fácil para nós treinadores chegarmos ao treinos e exigir tudo», assinalou o treinador nacional, ele que é um dos elementos da equipa técnica liderada por Jorge Braz.

João Matos e o Mundial: «Não podemos fugir a esse favoritismo»

5 agosto 2024, 19:26

João Matos e o Mundial: «Não podemos fugir a esse favoritismo»

Equipa das Quinas iniciou hoje o estágio de preparação para o Campeonato do Mundo que vai realizar-se no Uzbequistão, de 14 de setembro a 6 de outubro; capitão na turma nacional foi o porta-voz da ambição do grupo; ambição, sim, mas sempre com muito foco no trabalho e respeito pelos adversários

Depois deste jogo com o Uzbequistão, Portugal vai jogar diante de Angola (sábado, às 19.30 horas, também em Rio Maior), Cuba (dia 22, às 18 horas), Costa Rica (dia 23, às 18 horas), Ucrânia (dia 25, às 18 horas) - todos em Viseu - e, depois disso, duplo confronto com o Paraguai (dias 2 e 4 de setembro, às 19 e 18 horas, respetivamente), novamente em Rio Maior.

Emídio Rodrigues releva a importância destes jogos particulares, não só pelo ritmo competitivo que é potenciado aos jogadores, mas também pelo facto de os adversários escolhidos para o efeito terem dinâmicas muito parecidas aos oponentes que Portugal vai ter pela frente no Mundial: «O objetivo passou por escolher adversários que têm estilos próximos daqueles que vamos encontrar no Campeonato do Mundo, já o tínhamos feito na preparação para a competição de 2021 na Lituânia. Angola e Uzbequistão são adversários com características semelhantes às equipas que estão no nosso grupo no Mundial.»

Recorde-se que Portugal estará inserido no Grupo E do Campeonato do Mundo, tendo como opositores Panamá (dia 16 de setembro, às 13.30 horas), Tajiquistão (19 de setembro, às 16 horas) e Marrocos (22 de setembro, às 13.30 horas). Estes três jogos serão disputados na Humo Arena, em Tashkent (Uzbequistão), sendo que os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros, apuram-se para a fase seguinte.

Eis a lista dos 16 convocados de Portugal para este estágio de preparação (a lista final para o Mundial irá comportar apenas 14 atletas):

Guarda-redes: Edu (El Pozo Murcia), Bernardo Paçó (Sporting) e André Correia (Leões Porto Salvo)

Fixos: João Matos (Sporting), André Coelho (Benfica) e Tomás Paçó (Sporting)

Fixo/Ala: Afonso Jesus (Benfica)

Alas: Pany Varela (Al Nassr), Pauleta (Sporting), Bruno Coelho (Benfica), Kutchy (Benfica), Lúcio Rocha (Benfica) e Tiago Brito (SC Braga)

Universal: Erick Mendonça (Barcelona)

Ala/Pivô: Fábio Cecílio (SC Braga)

Pivô: Zicky Té (Sporting)