Internacional português afirmou que o grupo está muito empenhado no trabalho diário de preparação para o Mundial
A Seleção Nacional de Futsal está em Rio Maior, a realizar o estágio de preparação para o Mundial 2024, que se vai realizar no Uzbequistão, e prosseguiu os trabalhos com uma dupla sessão de treinos sob a orientação de Jorge Braz. Esta semana, Portugal disputa os primeiros dois jogos de preparação, frente ao Uzbequistão (sexta-feira, 18h) e Angola (sábado, 19h30).
Fábio Cecílio, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol, falou sobre os primeiros dias de trabalho: «Têm sido semanas duras, mas tem corrido tudo bem. Estamos no bom caminho, temos vindo a trabalhar bem diariamente. Agora é tempo de lapidar algumas coisas. Vamos ter agora dois jogos de preparação onde vamos ter a possibilidade de colocar em prática aquilo que temos vindo a trabalhar nos treinos. É importante competir, mas sempre de olho nas vitórias.»
Jorge Braz divulgou convocatória para defesa do título mundial, em setembro, no Uzbequistão; selecionador afasta cenário de pressão e lembra experiência de Portugal nos grandes momentos
«O foco está no trabalho diário e nos jogos de preparação que temos até ao Mundial. É este foco no dia a dia que nos vai deixar mais bem preparados para os grandes desafios que vamos ter na competição. Estes jogos de preparação vão deixar-nos mais completos enquanto equipa. Esta variabilidade e diversidade de estilos das equipas que vamos defrontar é muito importante. Vamos ficar mais alerta e vai certamente obrigar-nos a estar no nosso máximo nível», acrescentou.
O internacional português, que soma 120 jogos pela Seleção, falou, ainda, do espírito do grupo e afirmou que disputar o Mundial é o auge das carreiras desportivas: «A equipa está confiante, alegre, o espírito de equipa é bom e saudável. Esse é um dos nossos 'segredos' Sabemos perfeitamente que as pré-épocas nunca são fáceis, o objetivo é estarmos bem preparados. São dias muito intensos, a carga física é elevada. Acho que é fundamental estarmos sempre com a mentalidade certa. O importante é estarmos alegres, fazer o nosso trabalho com alegria e empenharmo-nos ao máximo em tudo o que fazemos.».
«O Mundial é a competição maior das nossas carreiras. Toda a gente quer estar nos grandes palcos. Temos de desfrutar do caminho, sempre com a consciência do que temos de fazer em cada circunstância», finalizou.
Depois destes primeiros jogos, seguem-se os encontros com Cuba (22 de agosto, 18h), Costa Rica (23 de agosto, 18h), Ucrânia (25 de agosto, 18h) e o Paraguai, em duas ocasiões (2 e 4 de setembro, 19h e 18h, respetivamente).