Pedro Ribeiro garante um Leixões ambicioso contra o FC Porto
Treinador do Leixões alerta para as dificuldades que o FC Porto pode causar (Foto: HÉLDER SANTOS)

Pedro Ribeiro garante um Leixões ambicioso contra o FC Porto

NACIONAL22.12.202316:57

Treinador do emblema de Matosinhos antevê uma partida difícil, diante de «uma das melhores equipas da Europa»; destaca o mérito do Leixões no caminho até à fase de grupos da Taça da Liga

Apesar de se defrontarem duas equipas já eliminadas, o duelo frente ao FC Porto é, para o Leixões, «o tipo de encontro para se crescer enquanto equipa».

Quem o garante é Pedro Ribeiro, técnico do emblema de Matosinhos. Na antevisão à partida que fecha o grupo D da Taça da Liga, o treinador de 38 anos sublinha a importância de jogar no Estádio do Dragão, e de medir forças com um adversário que considera ser «uma das melhores equipas de Portugal e da Europa»: «É um jogo contra um adversário cuja valia toda a gente sabe. É uma das melhores equipas de Portugal e da Europa. Contra este tipo de equipas, só há uma forma de encarar o jogo: é darmos tudo de nós em cada lance do encontro. É corrermos muito, é termos muitas ambição.»

 «Muito sentido de responsabilidade, porque também somos um clube histórico em Portugal, um clube com pergaminhos. Portanto, queremos honrar e dignificar o Leixões. Vamos aproveitar o mérito de termos alcançado esta fase da Taça da Liga, que não é facil para uma equipa da Segunda Liga. Apenas quatro o conseguiram. Vamos aproveitar isso da melhor forma possível, tentando ser competentes, jogando para ganhar, mas sabendo da dificuldade do adversário que vamos ter pela frente», frisa.

O Leixões não vence desde a 9.ª jornada da Segunda Liga, quando bateu o Mafra (0-1), mas a participação na fase de grupos da Taça da Liga foi alcançada «com muito mérito», sobretudo pelo facto de o clube matosinhense militar no segundo escalão do futebol português: «Há que aproveitar a oportunidade que a equipa, com muito mérito, alcançou no início da época, ao eliminar o Feirense e o Portimonense para estar nesta fase»

Apesar das dificuldades que espera encontrar frente aos azuis e brancos, Pedro Ribeiro reforça que «os jogadores têm de aproveitar para se valorizarem individualmente» e vinca que o Leixões tinha ambição de se qualificar para a fase seguinte da Taça da Liga: «Queríamos jogar este jogo em condições de disputar o apuramento para a 'final four', mas não foi possível porque o Estoril mostrou ser competente, e com mérito atingiu o apuramento. Portanto, parabéns ao Estoril, e nós iremos ao jogo de amanhã com toda a nossa ambição, sentido de responsabilidade, e respeito para com o adversário. Vamos tentar sermos aquilo que somos, que é uma equipa organizada, competente, alegre em campo e que vai fazer tudo para se conseguir superiorizar à equipa adversária, sabendo da dificuldade do jogo e do nível do FC Porto.»