UD Leiria 'foi a Espanha' buscar a primeira vitória caseira na Liga 2
Juan Munoz foi o autor do golo do triunfo dos unionistas na receção aos matosinhenses. (Foto: UD Leiria)

UD Leiria 'foi a Espanha' buscar a primeira vitória caseira na Liga 2

NACIONAL03.11.202417:45

Juan Munoz, logo aos 13 minutos, marcou o golo solitário que ofereceu os três pontos à formação orientada por Filipe Cândido; 'bebés do Mar' reagiram na etapa complementar, mas sem o devido acerto na finalização

O UD Leiria venceu, enfim, na condição de visitado. O conjunto da cidade do Lis bateu o Leixões, pela margem mínima (1-0), numa partida da 10.ª jornada da Liga 2, realizada na tarde deste domingo, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

E para que os três pontos ficassem em casa, os unionistas contaram com o (forte e decisivo) contributo de um... espanhol: Juan Munoz. Afinal, foi o ponta de lança natural do país vizinho que marcou o único golo do encontro. Aos 13 minutos, e na sequência de um excelente cruzamento de Habib Sylla, o camisola 9 dos leirienses saltou mais alto do que toda a concorrência e bateu Dani Figueira.

O golo fez bem aos unionistas, sendo que até ao intervalo a vantagem poderia ter sido dilatada por mais do que uma vez. Jair (15 e 29'), Crystopher (28 e 45+1) e Marc Baró (40) colocaram em perigo o último reduto matosinhense, mas não mais a bola voltou a tocar as redes.

A etapa complementar foi diferente. O Leixões regressou dos balneários com uma postura diferente, assumindo as despesas do jogo e contabilizando várias chegadas à área contrária, mas as situações de finalização não foram, ainda assim, tantas quanto isso. Na mais flagrante, Ricardo Valente cabeceou ao poste, aos 57 minutos. Durante esse período, e até final, os leirienses foram apostando nas transições ofensivas, mas Dani Figueira nunca mais foi verdadeiramente colocado à prova.

O UD Leiria, soma, assim, o seu primeiro triunfo em casa na presente edição da Liga 2 - tinha ganho no seu recinto há duas semanas, frente ao Nacional (2-1), mas para a Taça de Portugal -, com os três pontos conquistados a permitirem uma ligeira subida relativamente aos lugares perigosos da tabela classificativa. Já o Leixões volta a escorregar, isto depois de dois triunfos consecutivos - Alcains (2-1), para a Taça de Portugal, e FC Porto B (3-0), para o campeonato. Desta forma, a equipa orientada por Carlos Fangueiro mantém os mesmos 15 pontos com que entrara para esta ronda e continua envolvido na luta pelas posições cimeiras.