Ninguém riu por último na Vila das Aves (crónica)
Alan Ruiz disputa bola com Fernando Fonseca (Foto: ESTELA SILVA/LUSA)

Aves SAD-Estrela da Amadora, 1-1 Ninguém riu por último na Vila das Aves (crónica)

NACIONAL28.12.202417:56

Equipa de Daniel Ramos continua sem ganhar com o treinador ao leme (e já lá vão dois meses e meio na Liga longe dos triunfos), tricolores continuam sem vencer fora de portas no campeonato

Com o final da primeira volta do campeonato a aproximar-se a passos largos, Aves SAD e Estrela da Amadora mediram forças este domingo, para a 16.ª jornada, com objetivo comum de se afastarem o mais depressa possível da zona de descida, mas ninguém riu por último na Vila das Aves, com a despedida de 2024 a fazer-se com um empate.

A primeira grande oportunidade até pertenceu aos anfitriões, que só não fizeram a festa aos 8 minutos porque Bruno Brígido frustrou as intenções de Nacho Rodríguez, parando o remate do central. A reação dos tricolores à ameaça não poderia ter sido mais rápida nem mais eficaz: grande jogada conduzida por André Luiz no corredor direito, a entrar na área e a servir Léo Cordeiro para o golo inaugural (8’).

A turma da Reboleira conseguiu manter a superioridade no primeiro tempo, apesar das iniciativas do Aves SAD, a espaços, de procurar o empate: tentativa de chapéu de Fernando Fonseca (10’), remate de Babatunde Akinsola à figura (40’) e cabeceamento de Nenê travado por Bruno Brígido (43’).

No segundo tempo, a equipa da casa voltou à carga em busca da igualdade e conseguiu-o num disparo de Baptiste Roux (52’), de pé esquerdo, na sequência de um canto.

Com tudo empatado, voltou a ser mais perigoso o conjunto orientado por José Faria, mas nem André Luiz nem Kikas foram capazes de acertar no alvo – o brasileiro viu o guarda-redes parar-lhe um primeiro remate aos 54’, antes de fazer o mesmo a um desvio de calcanhar aos 70’, enquanto o português teve falhanço incrível aos 69’.

Na reta final, com sangue novo em campo, o Estrela tentou o golo do triunfo, mas nas melhores ocasiões Rodrigo Pinho teve a oposição da barra (90+2’) e Bucca viu Simão Bertelli desviar remate com selo de golo (90+6’). O último suspiro foi do Aves SAD, mas uma grande intervenção de Bruno Brígido impediu Gustavo Assunção de ser feliz.

A empatar as ambições das duas equipas, já que o Aves SAD voltou a falhar o regresso às vitórias na Liga, que escapam há dois meses e meio, e o Estrela continua sem ganhar fora de portas na prova.