«Mesmo com Morita... já era preciso um médio»
Augusto Inácio destaca importância de Hjulmand (A BOLA)

«Mesmo com Morita... já era preciso um médio»

NACIONAL23.11.202308:55

Augusto Inácio, em conversa com A BOLA, concorda com a entrada de mais uma opção para o miolo, para ser alternativa a Morita, mas lembra, também, a necessidade para uma outra solução para a posição 6

— O Sporting está no mercado por um médio. Que perfil de jogador, na sua visão de treinador, é que o plantel precisa para atacar a segunda metade da Liga? 

— Sempre disse, mesmo antes da época arrancar, que o Sporting precisava de mais um médio. O plantel estava um pouco debilitado nessa posição. Parece que agora andam mesmo à procura desse médio e creio que após a saída de Ugarte e Palhinha, o Sporting não teve um verdadeiro 6, aquele que ocupa o espaço dos médios que avançam mais no terreno. Esse médio, o Sporting não tem. Penso que é por aí que vai à procura. 

— O que sabemos é que será um médio com outro perfil. Mais de transição e condução…

— Algo é estarmos a falar de fora… dizermos que gostaríamos mais de ter este médio assim, este médio assado. Quem trabalha com eles, como Rúben Amorim, e as ideias de jogo que tem, ninguém sabe que tipo de médio pode render mais. Compreendo o Rúben porque o Morita vai para a Taça da Ásia e ficará em janeiro sem aquele médio que, para mim, é mesmo fundamental. Provavelmente, como o Morita vai estar ausente, naturalmente que o Rúben vai querer um médio com aquelas características para não desvirtuar aquilo que é o jogo do Sporting e o que está trabalhado. Mas, se olharmos bem para o plantel, a gente não vê verdadeiramente o 6. E o que lá tem... parece que não está a contar com ele, o Essugo.

Augusto Inácio destaca a necessidade de um outro tipo de médio para o plantel (Sérgio Miguel Santos/ASF)

E agora tenho uma dúvida: se o Morita ficasse cá, naquele mês de janeiro, o Sporting iria contratar esse médio ou não? De qualquer maneira, mesmo com Morita, o Sporting precisaria sempre de um médio para estar mais descansado nas frentes em que está envolvido

— A alternativa a Morita tem sido Pedro Gonçalves. Contratar um jogador com o perfil daquele que tem sido o goleador dos últimos anos será fácil?

— No mercado existem sempre jogadores… O scouting do Sporting provavelmente terá já alguns jogadores referenciados. E isto não é algo que se diz um momento para o outro. As coisas estão a ser trabalhadas de algum tempo para cá e naturalmente que existe um plano A, B, C… e no caso deste ou aquele não poder vir, mas há sempre gente no mercado, desde que haja dinheiro para contratar. O Sporting este ano acertou em cheio nas contratações e naturalmente já houve notícias que Sporting teria €10 M para contratar. Por isso, agora, é uma questão que com esse valor, analisando mercado, verificar qual será o melhor para os seus interesses. Sem dinheiro é que é complicado contratar o que o treinador quer. 

— Olhando o que disse…é um médio que, na sua opinião, chega tarde. Devia estar desde o início?

— Eu acho que sim. E agora tenho uma dúvida: se o Morita ficasse cá, naquele mês de janeiro, o Sporting iria contratar esse médio ou não? De qualquer maneira, mesmo com Morita, o Sporting precisaria sempre de um médio para estar mais descansado nas frentes em que está envolvido. O Sporting está bem no Campeonato, na Liga Europa, tem a Taça de Portugal, deveria contar com mais uma solução. Sem Morita, então, mais necessário é esse médio...