Opção tomada: Diomande já decidiu o futuro
Diomande tem sido peça fundamental para Rúben Amorim (Sérgio Miguel Santos/ASF)

Opção tomada: Diomande já decidiu o futuro

NACIONAL22.11.202307:30

Costa-marfinense não pensa numa saída em janeiro. Apesar do assédio da Premier League, foco do central está centrado apenas nos leões. Contrato será revisto com um estatuto reforçado

Ousmane Diomande de pedra e cal. Por vontade do Sporting e do… jogador. Nem a ascensão, meteórica, ilude o jovem central, de apenas 19 anos, que não pondera uma possível saída de Alvalade na reabertura de mercado em janeiro. A intenção do central costa-marfinense, nesta fase, sabe A BOLA, está bem identificada: reforçar o estatuto na equipa principal, jogar o máximo de tempo possível e ser parte ativa (e decisiva...) no sucesso dos leões até final da temporada. 

Após a desconfiança numa transferência com números expressivos – €7,5 milhões pelo central que se encontrava cedido ao Mafra pelos dinamarqueses do MidtjyllandDiomande chega a esta fase, com apenas 19 anos, com estatuto de uma das peças mais influentes da defesa leonina, com exibições e rendimento que o colocam como um dos jovens mais promissores do futebol europeu.

De resto, o assédio sobre o jovem costa-marfinense tem sido constante. E promete crescer de dia para dia. Nomeadamente de Inglaterra, com vários emblemas da Premier League a serem colocados na rota de Diomande. Começando no gigante Manchester City, passando por Arsenal, Newcastle, Chelsea ou até Manchester United, muitos foram os clubes que já foram associados ao possante central que esta época já soma 16 golos (dois golos e uma assistência). 

Rúben Amorim tem sido decisivo no crescimento de Diomande em Alvalade

Porém, apesar desta onda mediática em torno de uma possível saída, Diomande continua focado nos leões e, para já, não admite uma saída. Até porque, entende o central, o melhor para o seu crescimento passa por continuar a jogar e evoluir num clube como o Sporting.

Diomande é um dos ativos mais cobiçados do plantel leonino

Uma vontade do jogador que, convém lembrar, vai ao encontro com aquilo que o Sporting também deseja. De resto, tal como A BOLA já havia avançado, os leões não estão sequer dispostos a ouvir propostas pelo central. Qualquer interessado por Diomande terá idêntica resposta: a claúsula de rescisão. Que é uma das mais altas do plantel, 80 milhões de euros.

De resto, os leões pretendem até reforçar a confiança em Diomande, pois, dada a influência que tem na equipa e o contrato até 2028, pretendem premiar o jogador com um aumento salarial (aufere cerca de 300 mil euros). Subir o central para um patamar superior é um dos objetivos da SAD nesta fase.

Entretanto, à margem deste processo está o defesa-central que, recorde-se, se encontra concentrado com a seleção da Costa do Marfim. Mas que regressará a Alvalade... fresquinho, pois o possante defesa acabou por não ser utilizado no duplo compromisso costa-marfinense na qualificação para o Mundial: na goleada às Seicheles (9-0) e na vitória sobre a Gâmbia (2-0).

CARREIRA DE DIOMANDE

CLUBEJOGOSGOLOS
Sporting333
Mafra171
Midtjylland (juniores)20