O prolongado tempo de paragem de Pedro Gonçalves

NACIONAL11.11.202419:14

Azar voltou a bater à porta do médio ofensivo. Voltou a ser dispensado da Seleção Nacional e ao que A BOLA apurou está riscado das opções de João Pereira durante (pelo menos…) quatro semanas. Lesão na coxa direita obriga a nova paragem, o segundo problema físico desde o início da temporada. Ausente nos jogos com o Amarante (Taça de Portugal), Santa Clara e Moreirense (Liga), Arsenal e Club Brugge (Liga dos Campeões)

As lágrimas de Pedro Gonçalves ao minuto 23 do duelo em Braga confirmavam, de pronto, as piores indicações. E deixaram os leões apreensivos que perdiam uma das peças mais influentes quando já estavam em desvantagem na Pedreira. Num lance sem oposição, quando se preparava para arrancar num lance dividido com João Ferreira, o leão agarrou-se à coxa direita, pediu a substituição – Catamo foi a aposta vinda do banco - com Pedro Gonçalves a deixar o relvado em lágrimas.

Um desalento que confirma mais um revés na presente temporada. Não só porque voltou a falhar uma chamada à Seleção Nacional – foi ontem dispensado dos trabalhos de Roberto Martínez para os jogos com a Polónia e Croácia da Liga das Nações – e também porque não será opção para João Pereira durante pelo menos quatro semanas. Pedro Gonçalves ainda realizará nas próximas horas mais exames complementares, mas a primeira reavaliação confirmou lesão muscular na coxa direita. Resta avaliar, ainda, a gravidade do problema.

Pedro Gonçalves saiu muito cedo do jogo em Braga com uma lesão muscular (LUSA)

Ainda assim, uma certeza: Pedro Gonçalves está riscado para o ciclo exigente que se avizinha. Não só o jogo de estreia de João Pereira, diante do Amarante (Taça de Portugal), mas também, ao que A BOLA apurou, nos jogos com o Santa Clara e Moreirense (Liga), assim como os da Liga dos Campeões (Arsenal e Club Brugge).

Mais uma grande contrariedade para Pedro Gonçalves que, recorde-se, estava ainda a adquirir ritmo competitivo depois de uma outra lesão muscular sofrida a 20 de setembro e que obrigou a 29 dias de paragem. Segue-se, agora, um novo período de afastamento…

Marcus Edwards deverá estar disponível para o jogo de estreia de João Pereira com o Amarante (IMAGO)

Marcus Edwards com porta aberta

Nem tudo, porém, são más notícias. A lesão de Pedro Gonçalves abre a porta a outros protagonistas, nomeadamente a Marcus Edwards. O extremo inglês, que também tem sido muito afetado esta época com problemas físicos, falhou o jogo com os bracarenses devido a um problema traumático, terá agora alguns dias para recuperar e, ao que tudo indica, estará às ordens de João Pereira para o seu jogo de estreia marcado para o próximo dia 22, diante do Amarante, para a Taça de Portugal.

João Pereira começa quarta-feira a trabalhar em Alcochete — primeiro treino marcado para as 10.30 horas —,, um ensaio no qual não poderá contar com muitos pesos-pesados devido à ausência dos internacionais. 11 no total: Trincão (Portugal), Quenda, Quaresma e Diogo Pinto (sub-21), Morten Hjulmand (Dinamarca), Conrad Harder (sub-21 Dinamarca), Gyokeres (Suécia), Debast (Bélgica), Morita (Japão), Geny (Moçambique) e Diomande (Costa do Martfim).