Mbappé em branco no empate do Real Madrid contra o Maiorca
'Merengues' iniciaram encontro a vencer, com golo de Rodrygo, mas deixaram-se empatar na segunda parte; alguma 'ferrugem' neste começo de época para os campeões em títulos que até podiam ter saído de Son Moix sem qualquer ponto
Não começou da melhor forma a defesa do título da La Liga para o Real Madrid. No Estádio Son Moix, os merengues estrearam-se no campeonato com um empate contra o Maiorca, por 1-1, num encontro em que todas as expectativas estavam na estreia de Kylian Mbappé, que passou a noite em branco.
A partida até começou com a formação caseira a mostrar-se atrevida e a tomar controlo do jogo, pelo menos nos primeiros dez minutos, porque dos pés de Samu Costa saiu o primeiro lance de perigo, que com remate fora da área obrigou Courtois a uma defesa no 1.º andar. Contudo, os merengues não se deixaram afetar e aos 13’ festejavam o primeiro golo da temporada, por Rodrygo. Após uma combinação falhada entre Bellingham e Mbappé, Vinícius não desistiu do lance, recuperou a bola e atrasou para o compatriota. Este fez o que quis da mesma e com remate em arco bateu Dominik Greif.
A equipa orientada por Jagoba Arraste, no entanto, reagiu à desvantagem com serenidade e manteve o plano de jogo, insistindo nos ataques pelos corredores laterais, procurando o gigante Muriqi na área contrária. Assim tiveram duas oportunidades de golo, porém, pecaram na finalização. Pelo meio, Mbappé ainda tentou o golo, mas, sem ângulo quase, acertou na malha lateral de Greif.
Os avisos foram feitos no primeiro tempo e manteve-se o resultado até ao intervalo, mas a abrir a segunda parte, deu-se o empate… pela cabeça de Muriqi (53'). Dani Rodríguez assumiu a marcação de canto e cruzou para o segundo poste de Courtois, onde apareceu o ponta de lança do Kosovo, entre Bellingham e Rudiger, para fazer o golo do Maiorca.
Com alguma ferrugem de início de época evidente na turma de Carlo Ancelotti, o Real Madrid apostou na qualidade das suas estrelas. Mbappé tentou repetidamente o previsível - mas quase impossível de parar movimento para o interior - e obrigou Greif a duas complicadas defesas.
E o Maiorca voltava a sondar Muriqi na área, enquanto baixava o bloco defensivo para defender o resultado. Carlo Ancelotti lançou Arda Guller, Brahim Diaz e Lucas Vásquez para refrescar o ataque já nos últimos minutos tentando um último golpe, porém, a melhor oportunidade até surgiu aos 89’, mas Antonio Sanchéz, com todo o espaço e tempo do mundo à entrada da área do Real Madrid, atirou por cima da baliza de Courtois.
Com empate praticamente garantido, ainda houve tempo para o cartão vermelho direto para Ferland Mendy (90+7') que soltou a frustração com uma entrada de carrinho sobre Muriqi.
Com este resultado, o Real Madrid começa a temporada fora da liderança do campeonato, ocupada agora por três clubes - Celta de Vigo, Barcelona e Rayo Vallecano - que venceram as respetivas partidas. Note-se que na segunda-feira, a 1.ª jornada termina com os embates Atlético Madrid-Villarreal e Real Valladolid-Espanyol.
No outro encontro da noite, a Real Sociedad foi surpreendida em casa pelo Rayo Vallecano, ao perder por 1-2, na 1.ª jornada da La Liga.
Depois de uma primeira parte sem golos, Jorge de Frutos inaugurou o marcador, aos 68' e aos 84', vindo do banco, Sergio Camello fez o 2-0 para o Rayo. Martim Zubimendi, que recentemente negou transferência para o Liverpool, ainda reduziu aos 90+8', tento que veio tarde para tentar a reviravolta.