Luís Montenegro com a Seleção: «Espero que este percurso só acabe no dia 14 de julho»
Luís Montenegro (A BOLA)

Luís Montenegro com a Seleção: «Espero que este percurso só acabe no dia 14 de julho»

NACIONAL18.06.202414:49

Primeiro-Ministro no hotel onde a turma das quinas está hospedada, em Leipzig para a estreia no Euro 2024

«Espero que seja um bom arranque, como qualquer português, que a nossa Seleção possa espelhar no campo a qualidade infidável que tem. Que possamos entrar com o pé direito nesta competição, fazer um bom jogo, ganhar e, passo a passo, construir um percurso que, eu espero, só acabe no dia 14 de julho, na final» começou por dizer o primeiro-ministro, Luís Montenegro, esta terça-feira, à porta do hotel onde a Seleção Nacional está hospedada, em Leipzig, em declarações aos jornalistas.

«Fizemos uma fase de apuramento inigualável, do ponto de vista dos resultados. Agora, tivemos os jogos de preparação. Temos toda a qualidade e toda a possibiilidade de fazer um bom Campeonato [da Europa] e ir vencendo e ultrapassando todos os obstáculos, que são muitos e são difíceis», acrescentou.

Montenegro abordou, também, a importância do desporto-rei na sociedade portuguesa e considerou que «o futebol é uma das formas de expressão maior da identidade e da unidade nacional», ao mesmo tempo que sublinhou os feitos do voleibol feminino, na Silver League, e da canoagem, nos campeonatos da Europa, conseguidos no passado fim de semana.

O chefe do Governo falou, ainda, das superstições de Roberto Martínez e falou, até, no seu... guarda-roupa: «Não sei quais são as superstições do nosso selecionador nacional, sei que trouxe uma mala cheia de camisas para aguentar até dia 14 de julho. Eu não vim preparado para tanto, mas estou disponivel para, regressando a Portugal, poder reforçar o meu guarda-roupa para vir mais vezes, a mais jogos, e poder estar na final. Sabemos que é muito difícil esta primeira fase, as fases seguintes são ainda mais complicadas, porque se resolvem num só jogo e não há possibilidade de remediar um resultado menos positivo. No entanto, com todo o espírito de grupo, toda a qualidade e todo o trabalho que a Federação Portuguesa de Futebol fez nos ultimos anos, quer na Seleção masuculina, que na feminina e, até, no futsal, temos razões do ponto vista quer da organização, quer da qualidade intrínseca dos atletas, para poder ter otimismo, confiança e esperança.»

O primeiro-ministro confirmou que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá estar presente no terceiro jogo da fase de grupos, frente à Geórgia.

Portugal estreia-se esta terça-feira no Euro 2024. Defronta a Chéquia, às 20 horas (hora portuguesa), em Leipzig, na primeira jornada do Grupo F.