31 agosto 2024, 13:47
Luís Freire: «Há uma nova realidade no clube»
Técnico do Rio Ave aborda a revolução no plantel para a nova temporada. Revela que ainda podem chegar e sair jogadores até ao fecho do mercado
Técnico dos arouquenses alerta para a necessidade de reforçar a equipa para colmatar a onda de lesões que assolam o plantel e vê com bons olhos o regresso do defesa-central João Basso ao clube; deixa elogios ao Rio Ave e sublinha que o Arouca ainda tem muito que melhorar
É motivado pela primeira vitória no campeonato (1-0, ao Nacional) que o Arouca viaja para Vila do Conde, onde, domingo, às 18.00 horas, um duro teste aguarda os lobos frente ao Rio Ave, não obstante a igualdade pontual (3 pontos) que as equipas manifestam na tabela classificativa. Na antevisão ao encontro, o treinador Gonzalo García reconheceu as dificuldades do encontro, mas confia no crescimento da equipa, apesar da quantidade de lesões que têm condicionado o trabalho do plantel.
«O nosso objetivo é ganhar sempre. Depois de uma vitória, fica tudo mais tranquilo, mas o importante é fazer um bom trabalho e estar preparado para competir. O Rio Ave é uma equipa muito complicada, trabalha há muito tempo com o mesmo treinador, tem uma ideia de jogo bem definida, fez boas contratações, é uma equipa organizada, valente e que gosta de pressionar com agressividade. É seguramente um desafio difícil, mas temos as nossas armas e vamos procurar levar o jogo para aquilo que são os nossos objetivos», começou por dizer o técnico dos lobos, acrescentando que ainda falta ainda pode melhorar.
«Quando ganhas tudo parece mais fácil, mas essa não é a minha realidade. Há sempre erros para corrigir. Ganhar não significa que tudo esteja bem, assim como perder não quer dizer que tudo esteja mal. A equipa tem trabalhado bem, com mentalidade positiva, com tranquilidade e confiança. A equipa não atingiu ainda o seu verdadeiro potencial, pois está ainda em construção, mas estou tranquilo porque vejo que a equipa está a melhorar. Quando plantel estiver completo, será tudo mais natural», acrescentou.
31 agosto 2024, 13:47
Técnico do Rio Ave aborda a revolução no plantel para a nova temporada. Revela que ainda podem chegar e sair jogadores até ao fecho do mercado
Gonzalo García frisou ainda relevância do retorno de Cristo à equipa, ele que assistiu Henrique Araújo para o triunfo sobre o Nacional.
«Queremos ser uma equipa boa e forte, como o fomos no primeiro jogo contra o Vitória de Guimarães. É nessa linha que temos que jogar. Cristo é um dos jogadores que marca a diferença e acrescenta confiança à equipa. Ele já demonstrou na época anterior, não só com números, mas também com atitude, a importância que tem na equipa.»
A onda de lesões que tem afetado o plantel, mormente no que concerne ao eixo da defesa, tem sido dor de cabeça para o treinador uruguaio que, contudo, aponta já à necessidade de reforçar do setor.
30 agosto 2024, 18:20
Rio Ave recebe o Arouca na quarta jornada da Liga; capitão Vítor Gomes quer «fazer dos jogos em casa a nossa fortaleza»
«Creio que competimos bem em todos os jogos, tendo em conta as dificuldades que temos tido. Na jornada anterior não sofremos golos, apesar das mudanças que temos tido na defesa. As lesões não nos têm permitido manter a continuidade de jogadores na zona defensiva. Esta semana a continuidade vai acontecer, vão jogar o Matias Rocha e o Chico Lamba, porque Galovic e Forán estão continuam lesionados. Obviamente, ter constantes alterações é um problema. A base da equipa tem de ser sólida, e essa base começa na defesa. Se esta estiver estável, jogadores como Cristo, o Sylla, o Ivo, o Jason ou o Henrique terão mais facilidade para atacar. As lesões que têm afetado a equipa não têm acontecido por fadiga ou por sobrecarga de treinamento, são lesões traumáticas. São azares a que temos de nos adaptar», explicou Gonzalo García, que vê com bom olhos a hipótese de retorno do central João Basso [atualmente no Santos] ao clube.
«Faltam alguns dias de mercado e queremos reforçar a equipa com alguns jogadores. Neste momento temos apenas dois defesas centrais aptos para jogar. Obviamente que precisamos de jogadores neste setor, assim como de mais um médio defensivo. O importante é que os jogadores que possam vir para o Arouca estejam identificados com a mentalidade do clube. João Basso é um jogador com experiência do Arouca, todos o conhecem, fez aqui um bom trabalho e se vier com a mentalidade que mostrou nessa altura, seguramente poderá ajudar-nos.»
Para o encontro no Estádio dos Arcos, o mais recente reforço, o lateral esquerdo Amadou Danté, vai estrear-se na convocatória. Fora da partida continuarão os lesionados Galovic, José Fontán, Quaresma, Kouassi, Lawal e Vitinho.