FC Porto: Athletic homenageia João Pinto, um «One Club Man»
Antigo lateral direito junta-se a nomes como Matthew Le Tissier (Southampton), Paolo Maldini (Milan), Sepp Maier (Bayern de Munique), Carles Puyol (Barcelona), Billy McNeill (Celtic), Ryan Giggs (Manchester United) e Ricardo Enrique Bochini (Independiente)
O Athletic Bilbau homenageou o antigo jogador do FC Porto e da Seleção Nacional João Pinto com o prémio «One Club Man», destinado a futebolistas que representaram apenas um clube em toda a carreira.
No ano em que completam 125 anos de existência, os bascos consideram ser «a ocasião perfeita para prestar tributo a um clube e a um jogador cujos percursos desportivos são admiráveis», acrescentando: «Além de uma equipa de extraordinário prestígio internacional, o FC Porto é um clube que tem sido parte importante dos nossos 125 anos de história, ao longo dos quais nos defrontamos oito vezes, e entre os atletas mais marcantes ergue-se um futebolista lendário: João Domingos da Silva Pinto.»
O antigo lateral direito, de 61 anos, recebe o prémio de 2023 junta-se aos anteriores galardoados Matthew Le Tissier (Southampton), Paolo Maldini (Milan), Sepp Maier (Bayern de Munique), Carles Puyol (Barcelona), Billy McNeill (Celtic), Ryan Giggs (Manchester United) e Ricardo Enrique Bochini (Independiente). João Pinto esteve 16 temporadas nos portistas e participou em 587 jogos. Venceu nove campeonatos, quatro Taças de Portugal, oito Supertaças, uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia. Somou 70 internacionalizações por Portugal.