Estoril: Guitane com problema na coxa e Casa Pia em risco
Rafik Guitane, do Estoril (à esquerda), em disputa co Cristian Borja, do SC Braga, em jogo pela Liga de futebol. Foto: Gonçalo Delgado/Atlantico Press.
Foto: IMAGO

Estoril: Guitane com problema na coxa e Casa Pia em risco

NACIONAL31.03.202419:15

Criativo dos canarinhos regressou da sua seleção com queixas musculares e falhou receção ao FC Porto; tem também a próxima ronda em risco, dependendo da sua evolução

Foi o segredo mais bem guardado na convocatória que o Estoril apresentou, este sábado, no embate ante o FC Porto, que acabaria por vencer (1-0): Rafik Guitane, um dos jogadores mais utilizados pelos canarinhos em toda a temporada, não figurou, de forma surpreendente, nos eleitos e a sua ausência começou a ser justificada pelo seu treinador, Vasco Seabra, após o desafio.

Depois de ter conseguido segurar, na conferência de antevisão ao encontro, a informação de que não contaria com o argelino de ascendência francesa – limitou-se a afirmar que a situação de Guitane, como a dos restantes quatro atletas que regressavam de compromissos das respetivas seleções, seria tida em conta nas suas escolhas – Vasco Seabra não pôde contar com o seu contributo por impeditivos físicos, que o impediram de se estrear oficialmente pela sua seleção.

Recorde-se que Rafik Guitane foi convocado pela primeira vez pela Argélia, que contará com os préstimos do camisola 10 do Estoril depois de este ter representado a França nas seleções jovens, tendo disputado inclusivamente duas fases finais de Europeus, de sub-17 e sub-19. No entanto, a felicidade não o acompanhou e acusou queixas musculares na concentração da sua equipa nacional não tendo, por isso, defrontado nem a África do Sul nem a Bolívia.

O problema físico detetado, mais concretamente uma lesão de ordem muscular na coxa, impediu-o de participar nos dois encontros pelo seu país e também de defrontar o FC Porto visto que, aquando do seu regresso a Portugal, o departamento de alta performance do Estoril foi confrontado com as dores do jogador, que apesar de acusar incómodo na região da coxa não apresenta sinais de rotura. Uma boa notícia para os canarinhos, visto indiciar que o criativo não enfrenta uma paragem prolongada.

Apesar disso, o problema muscular, que já afastou Guitane de três partidas no espaço das últimas duas semanas – duas pela Argélia, a última pelo Estoril, este sábado – deixa o talentoso jogador, titular indiscutível na ala direita do ataque dos canarinhos, em dúvida para a próxima jornada, na qual os canarinhos visitarão o Casa Pia, no próximo dia 8, uma segunda-feira, para o encerramento da ronda que se segue na Liga.