Estoril-Santa Clara: estreia(s) quando faltar meia hora para (as) Cathro
Anfiteatro estorilista é um dos palcos da 1.ª jornada da Liga versão 2024/2025. (Foto: D. R.)

ANTEVISÃO Estoril-Santa Clara: estreia(s) quando faltar meia hora para (as) Cathro

NACIONAL11.08.202408:00

Escocês dos canarinhos e português dos açorianos vão debutar na elite nacional; experiência e fator casa jogarão a favor dos amarelos ou surpresa dos vermelhos fará a diferença?

Ian Cathro, escocês, de 38 anos, e Vasco Matos, português, de 43. São estes os dois técnicos que hoje vão estrear-se no principal escalão do futebol português.

Quando o relógio apontar para as 15.30 horas - ou seja, meia hora antes das... Cathro -, começará a rolar a bola no duelo entre Estoril e Santa Clara, equipas que vão, também elas, entrar em ação pela primeira vez na presente edição da Liga.

Apesar de, como técnico principal, nunca ter feito currículo em solo lusitano, a verdade é que Ian Cathro não é um desconhecido do futebol português. Assim como o futebol português não é desconhecido para Ian Cathro. O britânico foi adjunto de Nuno Espírito Santo no Rio Ave, nas épocas 2012/2013 e 2013/2014, pelo que regressa agora à realidade nacional, ainda que com o papel de ator principal: treinador do Estoril.

Do outro lado haverá também uma novidade: Vasco Matos debuta na elite após ter feito um brilharete na temporada passada, ao conduzir o Santa Clara aos grandes palcos, feito ainda mais abrilhantando com a conquista do título da Liga 2. O português já tinha tido sensações similares, quando foi adjunto no Casa Pia, mas inicia hoje uma nova etapa de forma oficial.

É, pois, nos bancos que os dados estão lançados. Os dois homens do leme têm já garantido que escreverão uma nova página nos seus currículos, mas será dentro do relvado e, acima de tudo, após o apito final que ambos quererão carimbar o momento com letras de ouro. Ou seja, vencendo. Será, naturalmente, impossível que ambos saiam a sorrir. Mas a ideia do triunfo é, logicamente, comum aos dois. Ian e Vasco, ou Cathro e Matos: quem levará a melhor?

Equipa provável do Estoril:

Dani Figueira (99); Wagner Pina (20), Pedro Álvaro (23), Mangala (5) e Pedro Amaral (24); Michel Costa (8), Jandro Orellana (6) e Vinicius Zanocelo (7); Rafik Guitane (10), Alejandro Marqués (9) e Yanis Begraoui (14)

Equipa provável do Santa Clara:

Gabriel Batista (1); Frederico Venâncio (21), Luís Rocha (13) e Paulo Henrique (16); Diogo Calila (2), Adriano Firmino (6), Gustavo Klismahn (77) e MT (32); Gabriel Silva (11), Rafael Martins (7) e Ricardinho (10)