Vasco Seabra: «Rafik Guitane é um abre-latas e acrescenta valor ao SC Braga»
Esquerdino foi uma das últimas apostas dos minhotos para esta época e antigo técnico aprova a contratação. (Foto: SC Braga)

Vasco Seabra: «Rafik Guitane é um abre-latas e acrescenta valor ao SC Braga»

NACIONAL04.09.202421:32

Mais recente reforço dos arsenalistas bastante elogiado pelo treinador que o orientou na época passada, no Estoril; o «drible curto» e a «capacidade de definição»

Um dos últimos reforços assegurados pelo SC Braga para a presente temporada promete dar que falar: Rafik Guitane. O extremo argelino, de 25 anos, chegou ao Minho por empréstimo do Estoril – os arsenalistas ficaram com uma cláusula de opção de compra de 5 milhões de euros – e as suas qualidades individuais encaixam que nem uma luva no plantel orientado por Carlos Carvalhal.

E se há técnico que o conhece bem é Vasco Seabra, que o treinou na época passada, no emblema da Linha de Cascais. Em declarações exclusivas a A BOLA, Vasco Seabra analista o esquerdino e antevê o que ele pode oferecer ao SC Braga.

«É um jogador que aporta sempre criatividade. Tanto pode jogar por fora como por dentro, mas quando joga a partir dos corredores consegue sempre descobrir espaços interiores. É aquilo a que podemos chamar um verdadeiro abre-latas e que acrescenta valor ao SC Braga. É muito forte no último terço, tem remate e tem drible. E em espaço reduzidos, lá está, tem imensa criatividade e consegue sair dos lances como se estivesse a sair de uma cabine telefónica», assume.

Vasco Seabra analisa qualidades de Guitane, que treinou no Estoril. (Foto: IMAGO)

A chegada aos guerreiros do Minho significa, naturalmente, um salto na carreira para Rafik Guitane, mas Seabra garante que o canhoto está preparado. Até porque, acrescenta, vai ser orientado por um treinador que pode potenciar ainda mais as suas qualidades: «O tal valor que eu estou certo que acrescenta ao plantel do SC Braga deve-se não só à imensa qualidade individual que o Rafik tem, mas também ao facto de o clube ter um treinador que o vai ajudar a crescer ainda mais. O mister Carlos Carvalhal tem uma boa proposta de jogo e uma excelente comunicação e isso via potenciar o melhor do jogador.»

Rafik Guitane ainda representou o Estoril nas três primeiras jornadas da Liga – foi titular diante do Santa Clara (1-4) e suplente utilizado frente a Vitória de Guimarães (0-1) e Gil Vicente (0-0) -, mas agora é em Braga que está pronto para espalhar magia. Apresentado passado dia 31 de agosto, o argelino está já integrado no grupo e à espreita da primeira oportunidade de Carlos Carvalhal. Depois disso, e tal como prevê Vasco Seabra, o esquerdino tem escancaradas as portas para fazer as delícias dos adeptos arsenalistas.

Seabra acredita que o esquerdino pode melhorar registos individuais alcançados na época passada

41 jogos, sete golos e quatro assistências. Foi este o pecúlio alcançado por Rafik Guitane em 2023/2024, ao serviço do Estoril. Os registos alcançados pelo camisola 10 dos canarinhos (que, agora, no SC Braga, vai envergar o dorsal 27) foram de grande mérito, mas Vasco Seabra não tem dúvidas em afirmar que estes números ainda serão melhorados no seu trajeto na cidade dos arcebispos.

«Tem todas condições para bater esses recordes individuais que alcançou no Estoril. Jogando numa equipa com a dimensão do SC Braga, com os melhores e num contexto ainda mais exigente, o Rafik tem tudo para ser ainda mais potenciado e conseguir registos de excelência», projeta Vasco Seabra, que também sublinha que o facto de o SC Braga estar inserido em várias competições vai permitir a Guitane «ser bastante utilizado».

Depois de Le Havre, Rennes e Reims (todos de França), Marítimo e Estoril, Rafik Guitane dá, para já, o maior salto da sua carreira. O SC Braga é um desafio enorme, mas o antigo internacional sub-17 e sub-19 por França tem tudo para singrar no Minho.