30 março 2024, 23:59
Quando o maior caos nasce de dentro: a crónica do Estoril-FC Porto
Se o árbitro perdeu o chão, o FC Porto perdera a ambição muito antes; Estoril volta a ser a besta amarela, e com muito mérito
Estoril é o mais recente clube a alcançar esta difícil proeza
Olhando para o resultado do Estoril-FC Porto, a contar para a 27.ª jornada da Liga, do ponto de vista estorilista, foi um resultado verdadeiramente histórico. Desde 1977 que a equipa da Linha não ganhava em casa, para o campeonato, aos portistas. E mais: depois de já ter derrotado os dragões, esta época, para o campeonato (1-0) e para a Taça da Liga (3-1), tornou-se apenas no quinto clube a vencer o FC Porto por três vezes na mesma temporada.
30 março 2024, 23:59
Se o árbitro perdeu o chão, o FC Porto perdera a ambição muito antes; Estoril volta a ser a besta amarela, e com muito mérito
2019/20
O SC Braga fora a última equipa a alcançar este feito, na época 2019/20, e duas dessas vitórias ocorreram no espaço de oito dias, em janeiro de 2020, cortesia de Rúben Amorim, que ganhou ao FC Porto por 2-1 (golos de Fransérgio e de Paulinho) para a 17.ª jornada da Liga. Quatro dias depois, ganhou ao Sporting (2-1) na meia-final da Taça da Liga e, após outros quatro dias, voltou a ganhar aos dragões na final da competição (1-0), com um golo de Ricardo Horta aos 90+5’ – tudo isto nos seus primeiros cinco jogos à frente dos guerreiros.
Sairia depois para o Sporting, viria a pandemia do covid-19, Custódio assumiu os comandos do SC Braga, seguido por Artur Jorge, para os últimos cinco encontros da temporada. O resultado: nova vitória contra o FC Porto, na última jornada para o campeonato, por 2-1 (Ricardo Horta e Fransérgio). Estranhamente, em 2019/20, o SC Braga conseguiu ter mais treinadores (quatro, Sá Pinto iniciou a temporada) do que vitórias sobre o FC Porto.
2007/08
Antes do Sporting de Braga, foi o Sporting de Portugal quem ganhou aos FC Porto por três vezes numa temporada. Uma série que se iniciou no primeiro jogo da mesma, com o triunfo na Supertaça por 1-0, com um golo de Marat Izmailov.
Seguiram-se vitórias para o campeonato (2-0), na 17.ª jornada do campeonato, com golos (de novo) de Izmailov e de Vukcevic. O triunfo final veio na final da Taça de Portugal, tendo já chegado no prolongamento, graças a um bis de Rodrigo Tiuí. Curiosamente, apesar de perder por três vezes para os leões de Paulo Bento, a equipa então comandada por Jesualdo Ferreira sagrou-se campeã com mais 20 pontos do que o 2.º classificado – precisamente o Sporting.
1981/82
Numa época que terminou sem glória para o Benfica, talvez a maior conquista foi mesmo ganhar ao FC Porto por três vezes na mesma, repetindo o feito que só alcançara por uma outra vez, em 1971/72.
O registo começou com uma vitória por 2-0 (bis de Nené) na 1.ª mão da Supertaça (o troféu seria perdido na 2.ª mão, com uma derrota por 4-1). A vingança encarnada deu-se na 16.ª jornada do campeonato, com um triunfo por 3-1, com novo bis de Nené e um golo de Humberto Coelho.
O jogador que mais vezes (577) vestiu a camisola do Benfica seria mesmo o carrasco do FC Porto nesta época, já que voltou a ser decisivo nos quartos de final da Taça de Portugal, marcando os únicos dois golos da partida – ao todo foram seis contra os dragões na temporada. No entanto, em ambas as competições nacionais, o Benfica seria batido pelo Sporting.
1959/60
Por fim, o Belenenses, que foi inclusive a primeira equipa a derrotar os portistas por três vezes numa época, em 1936/37. Aliás, os Azuis do Restelo conseguiram este marco em três épocas diferentes (a outra foi em 1941/42), registo apenas igualado pelo Sporting (em 1951/52, 1965/66 e 2007/08).
A última foi mesmo em 1959/60. A primeira vitória surgiu na 5.ª ronda do campeonato, com uma vitória por 3-2 nas Antas, com um bis de Iaúca e um golo de Matateu. A façanha repetiu-se na 2.ª volta, com um triunfo no Restelo por 1-0, cortesia de Matateu. A Oitava Maravilha seria decisiva nas meias-finais da Taça, fazendo três assistências para Iaúca (bis) e Tonho, na vitória por 3-1 sobre o FC Porto, que levou o Belenenses à final da prova rainha, onde venceria o Sporting por 2-1.
Vídeo que lhe pode interessar - Vasco Seabra revela o que disse aos jogadores do Estoril ao intervalo, antes da vitória sobre o FC Porto: