Cinco reis para dois tronos

FC Porto Cinco reis para dois tronos

NACIONAL24.07.202312:03

O jogo com o Cardiff City, que os dragões golearam por 4-0, deu uma clara indicação de que a concorrência no ataque do FC Porto será ainda mais intensa esta temporada com a chegada de Fran Navarro, o único reforço de verão oficializado até ao momento.

Diante da formação oriunda do País de Gales e que milita na competitiva Championship, o ataque do FC Porto esteve feroz, com dois golos e uma assistência de Toni Martínez, um outro de Taremi e também uma assistência do goleador persa e o quarto da autoria de Fran Navarro, que revelou mais uma vez o seu instinto felino e predisposição para se intrometer na luta pela titularidade.

Faltam cerca de 15 dias para o primeiro compromisso oficial dos azuis e brancos em 2023/2024, na final da Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, diante do Benfica, mas já deu para perceber que será acesa a luta por um lugar na frente de ataque do FC Porto. O próprio Toni Martínez reconheceu, no final do encontro com os galeses, que Sérgio Conceição terá «uma boa dor de cabeça boa». «Se todos fizermos bem, cabe a eles decidirem, e que escolham o que for melhor para a equipa. Temos sido vencedores de quase tudo a nível nacional e isso dá razão ao mister e agora há mais um elemento [Navarro] para ajudar, como todos vimos. Jogou de manhã, agora fez um golo. O Mehdi Taremi marcou, o Namaso entrou e fez uns minutos muito bons», acrescentou.

Embora o mercado ainda esteja aberto, tudo indica que Taremi vá concluir o atual contrato com o FC Porto, sendo que o iraniano parece levar vantagem sobre os restantes companheiros na hierarquia dos avançados. Depois, abre-se uma concorrência titânica para a segunda vaga da linha avançada dos dragões, com Toni Martínez a rubricar uma excelente exibição com o Cardiff City, sustentada em dois golos e uma assistência.

Segue-se Evanilson, que acabou a época passada lesionado - contraiu lesão na final da Taça de Portugal com o SC Braga -, mas que também no fim de semana já mostrou os seus dotes de goleador, ao apontar um dos tentos com que o FC Porto bateu o Imortal de Albufeira, sendo poupado no encontro com o Cardiff City. O brasileiro vai dando mostras de ter superado a mazela, mas está a ser tratado com pinças pelo departamento médico.

'Toro' para acrescentar

Com um custo de sete milhões de euros, numa corrida ganha pelos portistas a Benfica e SC Braga, Fran Navarro promete acrescentar muita qualidade ao ataque. E a primeira aparição pública perante os adeptos portistas não podia ter corrida melhor. Aproveitando um erro defensivo do Cardiff City, o espanhol pressionou alto, ganhou a bola, ludibriou o guarda-redes adversário e atirou a contar, festejando de forma efusiva na direção da claque Super Dragões.

Um belo cartão de visita de um jogador diferenciado dos restantes da frente de ataque e que permite a Sérgio Conceição encarar os jogos com outras valências.

Por fim, Danny Namaso. A concorrência para o inglês aumentou com a chegada de Fran Navarro, mas Sérgio Conceição continua a confiar no jovem britânico, que na próxima época se não tiver espaço competitivo para jogar poderá fazê-lo ao serviço da equipa B, mas continuando a integrar o plantel principal.

Os responsáveis da SAD dos azuis e brancos acreditam no potencial do internacional Sub-21 por Inglaterra, ao ponto de estarem na iminência de lhe propor a renovação de contrato, algo que poderá ser oficializado muito em breve.