Yamal podia ter feito a estreia (ainda) mais cedo, mas o Barcelona escondeu-o
Lamine Yamal a celebrar o seu primeiro golo na Liga dos Campeões, ao serviço do Barcelona, em Mónaco

Yamal podia ter feito a estreia (ainda) mais cedo, mas o Barcelona escondeu-o

Revelação de Jordy Cruyff, antigo diretor desportivo do emblema blaugrana

Se aquilo que Lamine Yamal tem feito com a camisola do Barcelona - e da seleção espanhola - já é impressionante, agora imagine que o 'conto de fadas' podia ter começado mais cedo.

O esquerdino fez a estreia pela equipa principal blaugrana a 29 de abril de 2023 (frente ao Betis) - quando tinha 15 anos, 9 meses e 16 dias -, mas o mais incrível é que só não apareceu mais cedo porque os responsáveis do Barça tinham receio que fosse desviado para outro clube, dada a fragilidade do contrato que o jogador tinha então.

Isso mesmo foi revelado agora por Jordy Cruyff, antigo diretor desportivo do Barcelona, a propósito do golo de Yamal ao Mónaco. A equipa blaugrana perdeu, na ronda inaugural da Liga dos Campeões, mas o prodígio espanhol tornou-se o segundo mais jovem de sempre a marcar na competição, superado apenas pelo colega Ansu Fati.

«Recordo que as primeiras vezes em que ele foi treinar com a equipa principal, ao fim de cinco minutos o treinador de então, Xavi, olhou para nós e disse: 'Este é especial'. E até queria que ele fizesse a estreia um pouco antes, e estávamos a pensar como seria, mas ele não tinha contrato, e por isso era preciso assegurar primeiro que seria nosso durante muitos anos», disse o filho de Johan Cruyff, revelando ainda que «até os colegas mais velhos, quando o viram dar os primeiros toques, ficaram com aqueles olhos de quem sabia que estava ali algo diferente, difícil de encontrar».

«É uma estrela, mas existe sempre um pouco de medo. É muito jovem, é preciso dar-lhe tempo, é preciso aceitar os seus jogos, pois terá momentos melhores e piores, por vezes vai cometer erros, embora isso quase nunca aconteça, o que é raro na sua idade. Mas concordo que não é bom para ninguém começar já a catalogá-lo como o melhor. Todos sabemos que, no que diz respeito ao talento na sua idade, é o melhor, mas é preferível continuar tranquilo, com os pés no chão, com humildade, e continuar a trabalhar, pois tem um talento extraordinário», acrescentou Jordi, que foi jogador do Barcelona, e agora é comentador da Movistar.

Em 57 jogos pelo Barcelona, Lamine Yamal soma 11 golos marcados e 11 assistências. Campeão espanhol em 2022/23, mais recentemente festejou a conquista do Euro 2024 com a seleção espanhola.