Benfica: nova vida com brilho de Kokçu

NACIONAL16.09.202421:30

Números do médio turco na Liga começam a entusiasmar e as exibições também

Orkun Kokçu foi um dos jogadores em destaque na vitória do Benfica, por 4-1, frente ao Santa Clara, jogo da última jornada do campeonato e de estreia para Bruno Lage, novo treinador da equipa. O médio turco foi mesmo considerado por A BOLA o melhor em campo, mostrando que se sente confortável na posição 8 e com a liberdade de movimentos que o desenho tático de 4x3x3 de Lage lhe permitiu nesse desafio.

Além de outras boas iniciativas, frente aos açorianos, Kokçu fez um passe de grande qualidade para o golo do compatriota Akturkoglu (extremo contratado no final de agosto) e apontou canto que resultou no golo de cabeça de António Silva.

Duas assistências que, juntando à que fez na vitória por 3-0 da 2.ª jornada, frente ao Casa Pia, deixam o turco na liderança dos jogadores com mais assistências na Liga, juntamente com Pedro Gonçalves, jogador do Sporting que também tem três assistências.

Além dos passes decisivos, Kokçu também já marcou um golo esta época e que valeu a vitória na 3.ª jornada, por 1-0, frente ao E. Amadora.

Em 2023/2024, o internacional turco já tinha justificado destaque nas assistências, terminando a época, a primeira no Benfica — foi contratado ao neerlandeses do Feyenoord por €25 milhões —, com 11; e sete golos marcados.

No arranque de 2024/2025, Kokçu, com Roger Schmidt, mostrou que voltou determinado a ganhar portagonismo na equipa, mas foi utilizado como médio centro, jogou atrás do ponta de lança, foi ala esquerdo e direito. Com a chegada de Lage a na fotografia do primeiro onze do técnico, o papel a desempenhar pelo turco parece mais claro e a resposta foi a grande influência que ele teve na ideia de jogo colocada em campo.

Kokçu está determinado a mostrar a sua qualidade de forma mais consistente, como antecipara numa entrevista, a A BOLA, ainda durante o Europeu deste verão.

«Esperava ter dado mais ao Benfica, esperava ter jogado mais e ser mais influente e perigoso nos jogos. Queria mais. O Benfica pagou um valor recorde por mim. Havia muita pressão de fora. Que é normal e tudo bem, porque eu sou um jogador que não tem medo da pressão. E acabei por ter estatísticas boas: sete golos e 11 assistências. Mas sei que podia ter dado mais. Sim, houve alguns problemas, mas terminei bem a época e isso é o mais importante. Quero ser mais importante esta época», atirou Kokçu, que no Feyenoord era conhecido também por ser um líder e «empurrar a equipa» para a frente, conforme relatos feitos ao nosso jornal por quem o acompanhou na Eredivisie, campeonato dos Países Baixos.

Na quinta-feira, o Benfica entrará em campo na Champions, com jogo marcado na Sérvia, frente ao Estrela Vermelha. Já com a experiência dos cinco jogos disputados neste palco pelos encarnados, Orkun Kokçu tem forte possibilidade de voltar a receber de Lage a responsabilidade de pensar boa parte do jogo ofensivo da equipa.

Com apenas 23 anos e a viver a primeira experiência noutro campeonato, Kokçu encara esta mudança técnica e a época como a da afirmação dele no Benfica. Vai ganhando cada vez mais confiança, como previu, por exemplo, o médio Aursnes, que jogou com ele no Feyenoord e agora na Luz.

«É um jogador fantástico. Ainda é muito novo e penso que vamos ver cada vez mais dele», disse o norueguês, em janeiro, a A BOLA.