Benfica explica como vai decorrer AG para alterar estatutos
Rui Costa; Foto: Miguel Nunes

Benfica explica como vai decorrer AG para alterar estatutos

NACIONAL16.09.202421:00

Realiza-se sábado no pavilhão número 1 ou num espaço com capacidade para mais sócios; portas abrem às 8.30 horas; votação de braço no ar nos dois primeiros pontos e voto físico em urna do terceiro; sem tempo limite

O Benfica, através do vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, José Pereira da Costa, revelou a metodologia da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), agendada para sábado e convocada para a discussão e aprovação de proposta de revisão dos estatutos.

A AGE foi marcada para sábado às 9.30 horas para o pavilhão número 1 do Estádio da Luz, mas decorrerá «se necessário noutro espaço do complexo desportivo». A convocatória tem a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1 – Discussão e votação na generalidade da proposta global de revisão dos estatutos apresentada pela Direção do Benfica.

Ponto 2 – Discussão e votação das propostas apresentadas na especialidade admitidas.

Ponto 3 – Votação final global das alterações aos Estatutos nos termos da proposta de metodologia aprovada.

José Pereira da Costa, em declarações à BTV, revelou que as portas abrem às 8.30 horas, garantindo que «haverá todo o tempo e lugar para todos os sócios, que quiserem comparecer, poderem participar num processo que se quer participativo, participado e aberto».

O dirigente recordou que «os estatutos, para serem aprovados, têm de ter três quartos dos votos dos associados presentes, quer na votação final global, quer na votação inicial global, quer nas votações intermédias na especialidade». Sublinha, como tal, que «são processos com alguma complexidade».

«O primeiro passo é a votação inicial global de uma proposta consensual, que reuniu numa só proposta um conjunto de propostas globais apresentadas. […] Primeiro, uma votação inicial. Antes da votação inicial será apresentada a proposta nos termos da metodologia aprovada, haverá um tempo de debate com todos os associados que entendam que devem participar, haverá um tempo de deliberação e depois o tempo de início de uma segunda deliberação, que é o tempo de votação na especialidade de outras propostas apresentadas. Também quero sossegar os sócios do Benfica: vão ter acesso a todas as propostas apresentadas na especialidade dentro de um quadro que sistematize aquilo que houver para sistematizar para a total perceção do que está em causa no dia da votação», esclareceu.

Método de votação

José Pereira da Costa explicou que «a primeira e a segunda votações serão feitas de braço no ar», enquanto a última será através de «voto físico, em urna». O dirigente lembrou que «não poderá haver tempo para discutir outras questões».

O vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral partilhou que não há «tempo projetado» para a duração da AGE. «Não temos ideia nenhuma sobre a que horas encerrará. Discutir o Sport Lisboa e Benfica não tem tempo. Não vamos iniciar a Assembleia Geral com projeto sobre o fim; queremos começá-la, discutir e queremos que os sócios tenham uma oportunidade real de discussão e que aproveitem o espaço e o tempo que lhes vai ser conferido por direito próprio para o exercerem», rematou.