10 agosto 2024, 14:01
A falta que João Neves faz, a felicidade por Renato Sanches e António Silva e a importância de Di María: tudo o que disse Schmidt
Treinador do Benfica está satisfeito com o plantel e sente-se sob a mesma pressão de sempre
Do onze titular da 1.ª jornada de 2023/24, cinco jogadores já saíram. As caras novas para Famalicão
O Benfica começa este domingo a época, em Famalicão, a partir das 18 horas, e o primeiro onze de Roger Schmidt deverá ser muito parecido com aquele que o treinador lançou nos dois últimos jogos da pré-época, no 5-0 com o Feyenoord e na derrota por 0-1 frente ao Fulham.
«Não posso anunciar a equipa. Os jogadores que entraram de início nos últimos jogos estiveram muito bem, haverá possibilidade de mudanças, mas não será uma nova equipa», garantiu este sábado o alemão, na conferência de imprensa de antevisão do jogo. Não revelou muito, mas deixou pistas: «Teremos de perceber os jogadores que estão em melhor forma, aqueles que estão mais habituados a jogar uns com os outros. Alguns chegaram mais tarde, não podem estar ao melhor nível com duas semanas. Mas todos estão preparados para influenciar o jogo, de início ou entrando.»
10 agosto 2024, 14:01
Treinador do Benfica está satisfeito com o plantel e sente-se sob a mesma pressão de sempre
O que a equipa titular para Famalicão já não pode ser é semelhante àquela com que os encarnados iniciaram a temporada de 2023/2024.
O mercado ainda não fechou, o grupo ainda sofrerá alterações e há jogadores que ainda não estão no momento de forma para competir, mas é interessante verificar como o plantel e as escolhas de Schmidt já mudaram significativamente.
A 14 de agosto de 2023, na primeira jornada da última Liga, as águias jogaram e perderam (2-3) em casa do Boavista e a primeira equipa titular desse campeonato foi a seguinte: Vlachodimos; Alexander Bah, António Silva, Otamendi e Jurásek; Kokçu e João Neves; Di María, Rafa e Aursnes; Petar Musa. Desses, cinco já saíram — Vlachodimos (está no Newcastle), Jurásek (emprestado ao Hoffenheim), João Neves (no PSG), Rafa (Besiktas) e Musa (FC Dallas).
E esse onze, comparativamente ao que entrara na Supertaça ganha ao FC Porto, a nove de agosto — o único troféu da época passada, conquistado com resultado de 2-0, golos de Di María e Musa —, apenas mudou na ausência de Jurásek para a titularidade de Ristic, que também já não está no clube, foi vendido ao Celta.
A equipa que vai entrar hoje em campo terá, provavelmente, várias caras novas. O ponta de lança Pavlidis, o avançado Prestianni (estreou-se na época passada, na última jornada em casa do Rio Ave, jogou 1 minuto), o lateral-esquerdo Beste e o médio Leandro Barreiro são sérios candidatos à estreia.
Será preciso esperar mais algm tempo para ver em ação o médio Renato Sanches, que chegou mais tarde ao plantel, por empréstimo do PSG; Di María, assinou por mais uma temporada, voltou de férias quarta-feira e só começou a pré-época no dia seguinte. Não será, pois, um novo Benfica, mas renovado, aquele que hoje sobe ao palco da Liga.