Acabou a lua de mel entre João Félix e o Barcelona
João Félix chegou a Barcelona no verão (IMAGO)

Acabou a lua de mel entre João Félix e o Barcelona

INTERNACIONAL17.01.202423:44

Português perdeu espaço na equipa, sendo agora habitual suplente e representa uma diferença de visões entre a direção e o treinador, Xavi

Foi há sensivelmente mês e meio que João Félix teve uma grande exibição frente ao Atlético Madrid, clube que o considerou dispensável e emprestou ao Barcelona no último verão. Nesse duelo, o avançado português marcou o seu sétimo golo da época na vitória por 1-0. Desde então, no entanto, a relação de Félix com o Barça começou a deteriorar-se.

O português foi titular no jogo seguinte – uma derrota pesada em casa com o Girona por 2-4 –, marcou depois ao Valência num empate (1-1) e foi titular contra o Almería, sendo substituído ao intervalo desse jogo, após uma má exibição de toda a equipa frente ao último classificado da La Liga, e que acabou com uma vitória tangencial por 3-2 dos culés. 

Foi depois suplente com o Las Palmas no campeonato, assim como nos dois duelos da Supertaça de Espanha, com Osasuna e Real Madrid, voltando da Arábia Saudita com o estatuto claro de suplente, levando o diário espanhol AS a alegar que Félix se tornou numa batata quente no plantel do Barcelona.

Isto porque, no verão, Xavi pretendia contratar um médio que colmatasse a saída de Sergio Busquets e um jogador semelhante a Bernardo Silva (já que a contratação deste era impossível), mas nenhum destes alvos chegou. Ao invés, foram contratados Oriol Romeu e Ilkay Gundogan e Fermín López, da formação, foi chamado à equipa principal. 

Para além disso, o mesmo jornal alega que as boas relações do agente Jorge Mendes com o diretor-desportivo dos blaugrana, Deco, facilitaram o empréstimo de João Félix ao clube – o português não foi, por isso, um pedido expresso de Xavi. 

João Félix com Xavi (IMAGO)

Apesar de um início de época promissor, o rendimento de Félix tarda em convencer tanto a direção como o técnico – marcou quatro golos nos primeiros quatro jogos, mas só fez outros quatro golos nos 21 encontros seguintes – e o interesse do Barcelona na sua contratação em definitivo diminuiu bastante. Isto depois de o clube ter feito um esforço para aumentar significativamente o seu salário. 

Resta saber qual será a gestão de Félix para a segunda metade da época, uma vez que parece improvável que conte como um jogador para o futuro do Barcelona, mas o clube quererá aproveitá-lo, nem que seja a espaços, no curto prazo, de forma a também rentabilizar o seu empréstimo.