Jovem leão considerado um dos seis prodígios da Europa

Sporting 09-10-2019 18:16
Por Redação

Joelson Fernandes, extremo esquerdo de apenas 16 anos, surgiu em destaque no jornal francês L’Equipe, apontado como um dos seis prodígios do futebol europeu. Com o jovem jogador do Sporting surgem Ansu Fati (Barcelona), Sebastiano Esposito (Inter Milão), Karamoko Dembele (Celtic) Mohamed Ihattaren (PSV) e Karim Adeyemi (Red Bull Salzburgo).
 

Joelson Fernandes saltou para a ribalta a 1 de março deste ano, quando Marcel Keizer o chamou a um treino da equipa principal. Estava o extremo nos... juvenis. Este ano, tal como noutros casos, o gabinete de formação do Sporting entendeu queimar etapas com o extremo e colocá-lo, desde já, na equipa sub-23. Nove jogos, 662 minutos e cinco golos marcados traduzem o sucesso nesta estratégia delineada nos gabinetes.
 

Eleito pelo L’Équipe para a restrita lista de seis prodígios do futebol europeu, Joelson Fernandes começa, claro está, por ser comparado a Cristiano Ronaldo. «Mas a probabilidade de um país com 10 milhões de habitantes reproduzir um perfil genético como o de Cristiano Ronaldo a cada dez anos ou mesmo a cada vinte anos é muito baixa», refere João Couto, coordenador técnico da Academia do Sporting, ao L’Équipe, onde acaba por assinalar diferenças entre Joelson Fernandes e Cristiano Ronaldo:

«O Cristiano era mais extrovertido que o Joelson com a mesma idade. É um jogador distinto, daqueles em que acreditamos. O Joelson é ambicioso, explosivo e criativo, mas ainda tem etapas para queimar. Não gosto de comparar mas Ronaldo e Quaresma, por exemplo, inventaram as suas próprias fintas, os seus livres, a sua forma de jogar. O Joelson não é isso, mas é, como Cristiano, muito ambicioso. E isso permite-lhe evoluir. Tanto um como outro não têm características defensivas mas isso é ultrapassado porque tentam, a cada dificuldade, ultrapassá-la.»

 

Com cláusula de €45 M e contrato até 2022, renovado a 4 de março, Joelson é apontado pelo jornal francês como o próximo numa linha de «extremos de excelência da Academia». «Tal como Ronaldo, o Sporting só espera que Joelson não cresça depressa de mais».

Ler Mais
Comentários (59)

Últimas Notícias