Portugal-Rep. Irlanda: Ronaldo no último teste de preparação para o Euro 2024
Jogadores portugueses a celebrarem o golo, na altura o do empate, de Diogo Jota frente à Croácia, no Jamor (Imago)

ANTEVISÃO Portugal-Rep. Irlanda: Ronaldo no último teste de preparação para o Euro 2024

SELEÇÃO11.06.202409:00

Após uma vitória e uma derrota com dois golos sofridos em cada partida, a seleção portuguesa pretende terminar em estágio com uma nota positiva; capitão português, Pepe e Rúben Neves fazem os seus primeiros minutos

Portugal recebe a República da Irlanda no terceiro e último jogo de preparação para a fase final do Euro 2024, em Aveiro, pelas 19.45 horas, numa partida em que fica marcada pelo regresso de Cristiano Ronaldo aos relvados pela seleção nacional.

O capitão falhou os primeiros dois encontros deste estágio, tal como Pepe e Rúben Neves, que também vão fazer os seus primeiros minutos nesta partida, tal como foi confirmado por Roberto Martínez, embora a titularidade do avançado não seja garantida.

Apesar de não se saber se esses três jogadores vão estar no onze, a presença de Rui Patrício é praticamente certa, já que José Sá foi o dono da baliza no primeiro jogo e que Diogo Costa, o habitual titular, esteve no segundo, no teste mais complicado.

Isto significa que o guarda-redes da Roma deve ser a escolha frente à Irlanda, até porque é o único outro jogador que, para além dos três nomes ditos anteriormente, ainda não teve quaisquer minutos em campo neste estágio.

Portugal

Após duas vitórias e duas derrotas com dois golos sofridos em cada partida nestes últimos quatro jogos amigáveis de preparação para o Euro, Portugal pretende terminar o estágio da melhor maneira... com um triunfo e, se possível, sem sofrer golos, algo que só não aconteceu por uma vez, em dez partidas, durante a fase de qualificação para a fase final do torneio... em casa, frente à Eslováquia (3-2).

Curiosamente, após um apuramento praticamente perfeito, a seleção das quinas apenas venceu as equipas que não vão estar no Europeu, a Suécia (5-2) e a Finlândia (4-2), e perdeu com as que estão nessa fase de grupos, a Eslovénia (2-0) e Croácia (1-2).

No entanto, Roberto Martínez afirma que o mais importante, agora, não é o resultado e que estes jogos vão ajudar os jogadores a terem melhores exibições na fase de grupos, onde realmente conta.

Em conferência de imprensa, o selecionador explicou que teve outras prioridades e que pediu três jogos de preparação para preparar melhor a equipa, aproveitando o facto de que Portugal está no Grupo F e vai ser uma das equipas a estrear-se na competição mais tarde, no dia 18 de junho, sendo que ela começa no dia 14.

O espanhol até recordou que, em 2016, ano em que Portugal conquistou pela primeira vez um Europeu, a seleção estava no mesmo grupo e na mesma situação, sendo que também optou por fazer três partidas de preparação... um bom presságio, segundo o técnico.

Rep. Irlanda

A Irlanda, que conta com John O’Shea, antigo colega de equipa de CR7 no Manchester United, no comando técnico, de forma interina, não vai estar na fase final deste Campeonato da Europa, mas até não tem um registo muito negativo contra Portugal.

São oito derrotas, três empates e quatro vitórias para a seleção irlandesa, embora apenas um desses triunfos tenha sido em jogos oficiais (em 1995).

O último duplo duelo foi precisamente na fase de qualificação para o Mundial 2022. No primeiro jogo, Cristiano Ronaldo falhou uma grande penalidade na primeira parte, permitindo que o adversário chegasse primeiro à vantagem no marcador, mas um bis perto do fim (89’ e 90+6’) deu a reviravolta e os três pontos à equipa, na altura, orientada por Fernando Santos.

Já na segunda partida para a penúltima jornada ficou tudo empatado a zero, com Pepe a ser expulso, ao minuto 83, falhando assim o encontro seguinte… frente à Sérvia, que terminou com uma derrota no Estádio da Luz (1-2), em cima do minuto 90, levando a seleção a ter de passar pelo play-off para chegar à fase final do torneio no Catar.