A BOLA NO EURO O outro Ronaldo que pode ser a chave do Euro
Nasceu há mês e meio, vive a 300 metros do hotel da Seleção e foi batizada com o nome da estrela. Dono da quinta espera visita do craque e garante: «O toque da alpaca vai dar-lhe sorte»
MARIENFELD – Veio ao mundo um mês antes de a Seleção Nacional chegar à Alemanha para o Euro-2024 e rapidamente se transformou na maior atração da quinta de criação de animais, ali a 300 metros do hotel em Marienfeld que serve de quartel-general de Portugal durante a competição. E tem nome de craque.
Deslindamos já o mistério: a personagem principal desta reportagem é uma alpaca bebé, chama-se Ronaldo e é… uma ternura! Para quem não sabe o que é uma alpaca, passamos a explicar: é uma espécie sul-americana da família dos camelídios, originária da cordilheira dos Andes e muito semelhante às lamas, mas mais pequena e, sobretudo, mais peluda – a sua lã é de elevada qualidade e apreciada no mundo inteiro.
Mas esta é especial. E até pode ser a chave do Euro. Venha, então, conhecer a história da alpaquinha mais famosa de Marienfeld, contada pela voz do dono da quinta vizinha do quartel-general da Seleção onde esta nasceu, o simpático sr. Burkhard Bruns.
«Então, vieram conhecer o Ronaldo. Eu mostro-vos. Temos de manter um pouco a distância (…) E… aqui está ele, Ronaldo. É o branco. E à frente o seu melhor amigo e guarda-costas, Kirk. E lá vai ele beber leitinho, vejam, com a sua mãe.» Passaram alguns segundos e já estamos derretidos. Esta alpaquinha é muito fofa!
«O Ronaldo é o quarto mais velho entre os recém-nascidos», continua o sr. Bruns, que deu início a este projeto de criação de alpacas há 12 anos. As primeiras ainda vivem ali.
«E aquele lá ao fundo, o branco, e esta, a preta, nasceram ontem de manhã. Recém-chegados… Quantas são? Aqui na quinta, 14. Catorze crias. No total, temos perto de 70», continua, antes de recordar o dia em que Ronaldo veio ao Mundo.
«Ele nasceu… deixe-me ver… a 14 de maio. Sim, um mês antes de a Seleção de Portugal chegar aqui a Marienfeld. Sim, sim. Quando a equipa chegou, ele tinha exatamente quatro semanas. Pensámos num modo de homenagear os nossos vizinhos e… aqui está: a cria que nascesse primeiro seria Ronaldo. Foi esta.»
E que semelhanças tem com o verdadeiro CR7? «É rápida, está sempre a correr e dá uns pequenos coices que revelam um pontapé fortíssimo no futuro! [risos]», atira o criador de animais, revelando que já está tentar que Ronaldo apadrinhe a alpaquinha Ronaldo.
«Sim, gostava muito que Ronaldo a visitasse. Já falei com o sr. Schemmink, o dono do hotel onde está Portugal, para que fizesse o contacto a ver se seria possível que Cristiano Ronaldo fosse o padrinho dela. É um desejo, que se se tornar real, será bom. Se não, teremos aqui uma excelente alpaca a mostrar ao mundo que a Seleção portuguesa esteve aqui em Marienfeld.»
E, agora, por fim, revelamos-lhe a razão porque pode estar aqui a chave do Euro-2014, na voz de Burkhard Bruns: «Talvez a falta de golos de Ronaldo seja porque ainda não veio aqui experimentar o toque de sorte da sua alpaca [risos]! Pode ser que seja possível e que tudo corra bem. E cá estaremos a pensar neles, nos nossos vizinhos portugueses, que possam seguir em frente!»