A BOLA NO EURO 2024 Europeu das... tasquinhas em Marienfeld
Festival cultural internacional juntou vários países perto do hotel da Seleção; «Celebrar, comer e dançar» é o lema deste encontro; A BOLA visitou a outra prova de que ninguém fala…
MARIENFELD — A música entra pelos ouvidos assim que estacionamos o carro nos arredores da praça principal de Rheda-Wiedenbruck, a escassos cinco quilómetros do quartel-general da Seleção em Marienfeld. Somos atraídos, de forma instantânea, por todas as vibrações e agitação do local. Rapidamente encontramos justificação para tal frenesim, pois é um momento especial do ano: o festival cultural internacional que junta todas as nacionalidades que vivem no município. O lema, esse, não podia ser mais sugestivo: «Celebrar, comer e dançar juntos».
A BOLA visitou o local e ali encontrou, quase que podemos dizer, um outro… Europeu. Das tasquinhas. Não só com muitos países presentes no Euro 2024, mas também muitos outros. As bandeiras identificam cada tendinha. Alemanha, Polónia, Roménia, Espanha, Ucrânia, Uzbequistão, Turquia, Bulgária, China e muitos outros. Portugal, obviamente, também entra neste vasto lote de convidados. A musicalidade do acordeão e do rancho folclórico das Lavradeiras de Gutersloh transporta-nos para a bancada portuguesa. Mas também o cheiro das sardinhas, bifanas, rissóis e pastéis de nata, as especialidades portuguesas que são atrações principais.
A viagem culinária e cultural é diversificada. Sejam turcos, alevitas, arameus, romenos, uzbeques, espanhóis, ucranianos ou polacos. Diversas iguarias cozinhadas com paixão e empenho que são consumidas com entusiasmo.
«Aqui existe outro Europeu, das tasquinhas, sentados à mesa. É comemorado uma vez por ano e é uma oportunidade para dar a conhecer Portugal. O futebol aqui até passa para segundo plano e a afluência cresce, sobretudo, quando a Alemanha ganha», conta-nos Gaspar, um dos responsáveis pela bancada portuguesa.
Além da gastronomia, também podemos apreciar o artesanato, as tradições, culturas e danças de cada país. Um encontro especial, intenso para quem o visita, este fora das quatro linhas, onde o fair-play e desportivismo também estão presentes.