É hora de serem enormes!
Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e Bruno Fernandes: que apareçam os três tenores contra a França (Imago)

A BOLA NO EURO É hora de serem enormes!

SELEÇÃO04.07.202408:00

Duelo com a França exige que os consagrados estejam no seu melhor. Bruno Fernandes, comandante da qualificação, ainda não ‘apareceu’. Bernardo Silva também longe do seu potencial

MARIENFELD – Está ainda por surgir neste Euro 2024 todo o potencial de talento de Portugal. Com a Turquia, na fase de grupos, houve alguns laivos de classe, tal como na ponta final do jogo de estreia com a Chéquia, mas estas foram as exceções. Porque, no restante, a Seleção Nacional anda longe do que realmente pode alcançar ao nível da performance e dos números.

Anda longe a equipa e andam longe alguns dos seus mais consagrados elementos, em busca ainda da forma demonstrada ao longo da época ou durante a brilhante fase de qualificação, com 10 vitórias em 10 jogos.

Neste particular, o das dificuldades em aparecer em todo o seu esplendor, destaca-se Bruno Fernandes, que continua a não conseguir o grau de qualidade que faz dele o grande líder do Manchester United e que o transformou no general sem medo da qualificação, único titular na mão cheia de partidas rumo ao Europeu.

Bruno Fernandes ainda não 'explodiu' no Euro 2024 (Imago)

A garra e a entrega de Bruno estão lá, mas falta qualquer coisa. Falta a objetividade e a rapidez de ação nas transições. E há ainda uma questão de posicionamento: o médio dos red devils tem surgido muito aberto, isto é, demasiado encostado às linhas laterais, perdendo-se nesses momentos o eventual fulgor que habitualmente se vê em áreas mais centrais do terreno.

Bernardo Silva ainda não encontrou a sua melhor forma no Euro (Imago)

Bernardo Silva, do rival City, foi apontado pela UEFA como figura do jogo com a Turquia (3-0) da 2.ª jornada, mas, nos restantes, é uma sombra do genial e aveludado futebolista que é alvo constante dos maiores elogios de Pep Guardiola.

Junte-se a estes Rafael Leão, que acabou por destacar-se positivamente no confronto dos oitavos de final com a Eslovénia, num sinal de crescimento de forma ao longo do torneio, e Cristiano Ronaldo que, por conta da ansiedade crescente de jogo para jogo, tem vindo a sentir cada vez mais dificuldades em encontrar o caminho para o golo que tanto procura.

O jogo de sexta-feira com a França representa o maior de todos os desafios da era-Martínez. E não há como fugir às evidências: é um duelo de exigência máxima e que obrigará a ter as melhores unidades de Portugal na sua máxima força (ou, pelo menos, muitos pontos acima do que se tem visto até agora).

Estará aí a chave do futuro da Seleção neste Euro-2024. Até porque, se já chegou até aos melhores oito da competição com exibições medianas, o que será de Portugal com as estrelas a brilharem mais do que nunca no torneio? Não há volta a dar, senhores! A hora é mesmo de serem enormes!

A Seleção parte esta quinta-feira para Hamburgo, depois de realizar ainda em Marienfeld um último treino pela manhã. Esta quarta, com alguns aguaceiros a refrescar os exercícios, Roberto Martínez contou com todos os 26 eleitos. Portugal na máxima força para a batalha com a França.