A homenagem da Seleção a Manuel Fernandes
Equipa portuguesa iniciou o treino com um minuto de silêncio (MIGUEL MENDES)

A BOLA NO EURO A homenagem da Seleção a Manuel Fernandes

SELEÇÃO28.06.202418:58

Jogadores portugueses com sentida homenagem antes do treino; Fernando Gomes marcou presença; Na máxima força no arranque da preparação para o jogo com a Eslovénia

MARIENFELD -  A devida homenagem a Manuel Fernandes. A muitos quilómetros de distância, a Seleção Nacional fez questão de iniciar o arranque da preparação para a partida com a Eslovénia, da próxima segunda-feira, com um momento de união e consternação, partilhado por internacionais lusos, equipa técnica, além do presidente Fernando Gomes, que assinalaram, dessa forma, a morte da antiga glória da Seleção e do Sporting aos 73 anos, com um minuto de silêncio.

Um momento captado assim que os jogadores subiram ao relvado e que terminou com uma forte salva de palmas entre todos os presentes. Minutos antes, de resto, tinha sido a vez de Pepe, um dos capitães, a iniciar a conferência de antevisão do jogo com os eslovenos com uma nota de pesar para o antigo goleador que vestiu a camisola da Seleção em 31 ocasiões. Também Fernando Gomes, no dia anterior, e Humberto Coelho, logo pela manhã, fizeram questão de enviar as condolências para a família pela perda de um dos nomes marcantes do futebol português.

Menos diversão no treino

Seguiu-se, então, mais um ensaio onde Roberto Martínez, selecionador nacional, continua a preparar esse duelo em Frankfurt. Sem baixas, por castigos ou lesões, os 26 jogadores trabalharam sem limitações, confirmando, salvo algum problema de última hora, o plantel na máxima força para aquela que será a primeira grande decisão para Portugal neste Europeu. O treino, por sua vez, não só pela proximidade do jogo com a Eslovénia, a ressaca da derrota com a Geórgia e o momento de maior consternação em torno de Manuel Fernandes, decorreu de forma mais ‘silenciosa’ que em dias anteriores, com menos sorrisos e diversão, maior foco e concentração, durante os 15 minutos abertos à comunicação social.

Roberto Martínez contou com os 26 jogadores no treino desta sexta-feira (MIGUEL NUNES)

Uma partida em que Portugal se apresentará numa versão bem diferente daquela que foi mostrada diante da Geórgia. Pepe, Rúben Dias, Bernardo Silva, Vitinha e Bruno Fernandes estão de regresso ao onze diante de um adversário com velhos conhecidos do futebol português como Oblak, antigo guarda-redes do Benfica, ou Sporar, avançado que passou pelo Sporting e SC Braga. Um jogo, sem margem de erro, onde Portugal tentará carimbar o passaporte para os quartos de final deste Europeu.  

«Perda muito grande para o futebol»

Foram rivais no campo, defendendo as cores dos maiores emblemas lisboetas, Benfica e Sporting. Humberto Coelho, antigo defesa das águias e atualmente vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, enviou ontem uma mensagem de condolência no adeus a Manuel Fernandes.

«Lamento a morte de Manuel Fernandes. Era um grande jogador, grande adversário e representava um grande clube. Tivemos momentos inesquecíveis dentro e fora do campo. É uma perda muito grande para o futebol português e mundial. Um grande colega de seleção que em campo colocava tudo para ganhar. Era fundamental», disse o dirigente, que finalizou com mais elogios.

«Um grande amigo, Partilhámos juntos a Seleção Nacional. Partilhámos o jogo de futebol. É isso que vai ficar na memória de todos, daqueles que jogámos, que convivemos com ele e dos adeptos de do futebol», finalizou.