Podia ser craque de hóquei em patins, mas quis ser craque da Seleção Nacional
Pedro Neto foi titular frente à Geórgia EPA/GEORGI LICOVSKI

CROMO DO EURO Podia ser craque de hóquei em patins, mas quis ser craque da Seleção Nacional

SELEÇÃO01.07.202407:00

Pedro Neto é um dos 26 que vai tentar o sonho de ser Campeão Europeu por Portugal, mas poucos sabem que já jogou hóquei em patins

É um dos 26 sonhadores de Portugal e há mesmo quem diga que é o segundo espalha-brasas da seleção.

A convocatória de Pedro Neto causou alguma surpresa entre os adeptos, depois de algumas lesões que o afetaram ao longo da última época no Wolverhampton. Ainda assim, o jovem extremo foi utilizado nos três jogos da fase de grupos, esteve na jogada do golo da vitória frente à Chéquia, sendo ainda titular na derrota infeliz diante a Geórgia.

Poucos sabem é que este talento já jogou hóquei em patins. Natural de Viana do Castelo, e filho de um antigo hoquista e de uma ex-jogadora de voleibol, só aos 12 anos é que Pedro largou os patins e optou em definitivo pela bola de futebol. «No hóquei joga-se com um centro de gravidade mais baixo, em espaço mais reduzido, em que a tomada de decisão deve ser assertiva e muito eficaz, por isso acredito que esta modalidade o tenha ajudado», conta-nos Telmo Sousa, que treinou Pedro Neto precisamente nessa fase de transição desportiva, na altura no Perspetiva em Jogo, entre 2010 e 2013.

Um dia, foi mesmo chamado à Seleção Nacional de hóquei e teve de optar: ou ser craque com as chuteiras ou ser craque com os patins, na altura com a camisola da ED Viana. «O Pedro uns dias treinava hóquei e noutros dias treinava futebol. Apesar da paixão pelo hóquei, sentia que o pedro sabia o trajeto que tinha que escolher. Depois tomou a melhor decisão juntamente com os pais», acrescentou o antigo treinador.

Todos os perfis da seleção portuguesa no Euro 2024

12 anos depois, Pedro Neto quer alcançar o sonho de qualquer futebolista: ser Campeão Europeu. Será este perfil atrevido de um ex-hoquista suficiente para repetir a titularidade no jogo de hoje frente à Eslovénia?

Este artigo partiu do perfil de Pedro Neto que A BOLA publicou no âmbito da Guardian Experts’ Network, uma rede de troca de conteúdos liderada pelo conceituado jornal inglês, e que inclui meios de comunicação social de vários países representados no torneio.