US Open: Jannik Sinner sobrevive a tenista da 'casa'
Jannik Sinner em ação (Brian Hirschfeld/EPA)

US Open: Jannik Sinner sobrevive a tenista da 'casa'

TÉNIS27.08.202423:12

Italiano esteve um 'set' e 'break' abaixo contra MacKenzie McDonald, mas deu a volta ao encontro para se qualificar para a segunda ronda

Jannik Sinner sofreu para derrotar o Mackenzie McDonald, por 3-1 (2/6, 6/2, 6/1 e 6/2) para se qualificar para a 2.ª ronda do US Open, Alex Michelsen (49.º ranking mundial).

Ainda com a polémica do doping a envolver o italiano a ser o maior tema de conversa neste arranque da prova, a expetativa estava em saber como reagiria o n.º 1 mundial no primeiro encontro que disputava após o conhecimento público do caso e no arranque do duelo, foi o norte-americano que se mostrou superior. Depois de conseguir vantagem inicial (0/2), não se assustou com reação imediata do transalpino e venceu os quatro jogos seguintes para levar o primeiro set.

«Não comecei da melhor maneira», disse o italiano após o duelo. «O primeiro encontro nunca é fácil. Temos de o aceitar. Ele jogou muito bem no início e eu tentei entrar no ritmo. Estou muito feliz por estar na próxima ronda. É a primeira vez que ganho aqui neste court [Estádio Arthur Ashe]. Por isso, estou muito feliz», continuou.

No segundo set, McDonald (140.º) manteve o bom momento de forma e quebrou novamente o serviço de Sinner a abrir (0/1), numa altura em que vencera 16 dos últimos 20 pontos. Mas o jogo seguinte mudou tudo, pois o italiano recuperou da desvantagem num jogo de serviço que ultrapassou os dez minutos, ao converter o quarto ponto de break de que dispôs. O norte-americano foi-se abaixo mentalmente e Sinner cresceu no encontro, cedendo apenas cinco jogos até ao fim do encontro.

Vencedor do primeiro Grand Slam da temporada, o Open da Austrália, o número um mundial tem tido dificuldade em repetir as prestações nos majors deste ano, algo que o levou a vir para Flushing Meadows, sem expetativas, como admitiu antes do começo da prova e a vitória não alterou a postura do mesmo. «Continuo a pensar um dia de cada vez. Amanhã tenho um dia de folga em que tentarei ganhar mais ritmo para o próximo encontro. Há espaço para melhorar», atirou.