Heróis da Seleção Nacional de râguebi recebidos em festa (fotogaleria e vídeos)
A chegada da Seleção Nacional de Râguebi a Lisboa (FOTO SÉRGIO MIGUEL SANTOS/ASF)

Heróis da Seleção Nacional de râguebi recebidos em festa (fotogaleria e vídeos)

MAIS DESPORTO10.10.202321:41

Lobos de regresso a casa depois de terem feito história no Mundial de França

A Seleção Nacional de râguebi foi recebida em festa, no aeroporto de Lisboa, depois da participação no Mundial, em França, que terminou com uma inédita e por isso histórica vitória na prova, no caso sobre as Ilhas Fiji (24-23).

Veja as fotos (Sérgio Miguel Santos/ASF):

«Se nos derem condições, nós vamos à Austrália [próximo Mundial, em 2027] e vamos fazer melhor!», promete o presidente da Federação Portuguesa de Râguebi, Carlos Amado da Silva, em declarações aos jornalistas. «Isto não pode voltar para trás. Sáo todos profissionais e nós somos amadores? Não pode ser», acrescentou.

Questionado sobre o sucessor de Patrice Lagisquet no cargo de selecionador, Carlos Amado da Silva não quis revelar já o nome, justificando que «a equipa técnica ainda não está toda fechada», mas admitiu que será francês, para dar continuidade à aposta que foi feita em Lagisquet e que deu frutos.

Carlos Amado da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Râguebi

«Queremos fazer mais e melhor no próximo mundial, ganhar mais jogos e chegar aos quartos de final, que seria um feito ainda maior», palavras do jogador Rafael Simões também aos jornalistas.

Agora é a vez de falar o capitão dos lobos, Tomás Appleton. «É um orgulho enorme liderar esta grupo, mas a liderança não é feita só por uma pessoa, há muita gente a ajudar-me. Temos uma base muito sólida para crescer, aumentar a quantidade de jogadores e termos uma colheita muito boa no futuro», disse.

Sobre a saída do selecionador Patrice Lagisquet: «O Patrice veio mudar a mentalidade do râguebi em Portugal e muito disto se deve a ele. Ficamos muito tristes com a saída dele, mas os ciclos são assim, começam e terminam e agora vai iniciar-se outro.»

Quanto ao novo selecionador, disse que os jogadores têm algumas «pistas» e sorriu.