CROMO DO EURO Xavi Simons? Quando o teu pai é neerlandês e fã do Xavi Hernández...
Xavi Simons, médio emprestado pelo PSG ao Leipzig e atualmente ao serviço dos Países Baixos, no Euro 2024, herdou o nome da admiração do pai pelo médio espanhol
Noah? Lucas? Liam? Nomes demasiado comuns na terra das tulipas para Regillio Simons que, a 21 de maio de 2003, tornava-se pai pela segunda vez e fazia uma escolha peculiar para o nome do filho. Ex-futebolista e fã confesso de Xavi Hernández, optou pelo nome do mago espanhol para o segundo filho.
Foi assim que, nascido em Amesterdão e com raízes do Suriname, Xavi Simons entrou no mundo já a fintar o destino. Quem poderia adivinhar que aquele pequeno rapaz, que aos três anos de idade se mudava para Espanha, viria eventualmente a integrar a academia do Barcelona, onde teve a oportunidade de admirar de perto o ídolo do pai? Como se podia antever que viria a desempenhar funções semelhantes dentro das quatro linhas?
Todos os perfis da seleção neerlandesa no Euro 2024.
Na la masia, o jovem médio ofensivo deu nas vistas, conquistando quatro Youth Ballon d’Or seguidas. Ainda assim, e apesar de ser um dos talentos mais promissores da formação blaugrana, saiu para o PSG em 2019 por não ter chegado a acordo com o clube da Catalunha.
Depois de um empréstimo ao PSV em 2022/2023, onde se sagrou co-melhor marcador da Eredivisie (19 golos), esta época, ao serviço do Leipzig, o polivalente – além de médio ofensivo, também joga como extremo – destacou-se com 10 golos e 13 assistências na Bundesliga e Liga dos Campeões, aos quais juntou vários momentos de magia, tendo desbloqueado imensos jogos. A boa época ao serviço do clube alemão valeu-lhe a convocatória para o Euro 2024, tendo, para já, sido titular na vitória da seleção neerlandesa contra a Polónia.
Com a saída de Mbappé para o Real Madrid, há quem diga que o substituo ideal da tartaruga ninja já está dentro do clube e tem passaporte neerlandês. Certo é que dificilmente Xavi Simons voltará a ser emprestado e, caso Luis Enrique tenha outros planos, a fila de pretendentes para os serviços do número 7 dos Países Baixos é longa, com o Barcelona a figurar-se como um dos principais interessados. O encontro com Xavi é que já não acontecerá, para pena do seu pai…
Este artigo partiu do perfil de Xavi Simons que A BOLA publicou no âmbito da Guardian Experts’ Network, uma rede de troca de conteúdos liderada pelo conceituado jornal inglês, e que inclui meios de comunicação social de vários países representados no torneio.