Roménia-Países Baixos, 0-3 Os destaques dos Países Baixos: aqui há Gakpo
Atacante voou baixinho do lado esquerdo e destruiu defesa romena; do banco saltou aposta que também não correu... Malen
O melhor em campo: Cody Gakpo (8)
Estava com vontade, estava inspirado e foi determinante, agarrando-se à bola exatamente quando deveria fazê-lo. Foi dessa forma que desequilibrou na esquerda e fez o 1-0 aos 20 minutos, foi também dessa forma que serviu, com toda a cortesia, o 2-0 a Malen. Elegante, foi visto a servir companheiros com bonitos, e oportunos, toques de calcanhar. Os romenos não irão esquecer-se dele.
Xavi Simons foi o primeiro neerlandês a sobressair, disparo aos 6’ à figura de Nita, aos 44’ deveria ter feito melhor, mas foi lento a decidir e perdeu o tempo de remate. De Vrij, aos 26’, ameaçou o 2-0, de cabeça, e foi sempre muito seguro na missão principal, defender. Verbruggen foi um guarda-redes tranquilíssimo. Teve de trabalhar, mas pouco, perto do intervalo, no segundo tempo precisou de binóculos para ver a bola. Depay esteve tão perto do golo... Aos 54’, falhou perto da baliza, mais tarde errou por pouco de livre. Mas nunca deu tréguas. Van Dijk acertou no poste esquerdo aos 58’, defensivamente foi muro. Veerman entrou bem e quase marcou aos 73’, surgindo solto na área romena e falhando a baliza por escassos centímetros. Malen foi outro suplente de ouro, aproveitando muito bem a oportunidade que lhe concederam após o intervalo. Aproveitou cortesia de Gakpo para fazer o 2-0 e, não satisfeito, ainda correu 50 metros para fazer o 3-0 e carimbar passagem dos Países Baixos aos quartos de final do Euro 2024.
As notas da equipa dos Países Baixos: Verbruggen (5); Dumfries (7), De Vrij (7), Van Dijk (7), Aké (6), Schouten (6), Xavi Simons (7), Reijnders (6), Bergwijn (5), Depay (7), Gakpo (8), Malen (8), Veerman (7), Van de Ven (5), Weghorst (5) e Blind (-).