A vitória de 3-0 em Zurique iguala o melhor resultado de sempre para as competições europeias na condição de visitante
O Vitória de Guimarães igualou, em Zurique, a maior vitória fora de casa nas competições europeias, que havia sido conseguida anteriormente contra o Ventspils. Na passada quinta-feira, o clube minhoto venceu o atual terceiro classificada do campeonato suíço, por 3-0, na qualificação para a Liga Conferência. Os golos foram marcados por Ricardo Mangas, um auto-golo de Mariano Gómez e Nélson Oliveira. Este resultado expressivo proporciona uma vantagem confortável para o jogo da segunda mão da terceira pré-eliminatória, agendado para 15 de agosto no Estádio D. Afonso Henriques, onde o Vitória procurará assegurar a sua presença no play-off da competição.
Conquistadores passearam classe na Suiça e triunfo garante praticamente o apuramento para o 'play-off'. Nélson Oliveira marcou um golo… e meio, Nuno Santos destacou-se nas assistências: dois suplentes de luxo
Em agosto de 2019, sob a liderança de Ivo Vieira, o Vitória de Guimarães conquistou uma vitória por 3-0 contra o Ventspils, na Letónia, na qualificação para a Liga Europa. Este triunfo foi essencial na qualificação para a fase de grupos da competição.
De salientar que nessa mesma fase de grupos, o Vitória de Guimarães venceu o Eintracht Frankfurt, na Alemanha, por 3-2. Rochinha, Al Musrati e Marcus Edwards marcaram os golos, e a vitória foi um reflexo da resistência e eficácia ofensiva da equipa em um jogo decisivo.
Além destes triunfos recentes, o Vitória de Guimarães registou uma vitória importante em 2005, quando derrotou o Wisła Kraków da Polónia por 1-0 fora de casa, na fase de grupos da Taça UEFA. Este foi um resultado significativo na história da equipa na competição europeia, sendo a única vitória fora de casa na história da Liga Europa/Taça UEFA.
Na atual edição da Liga Conferência, o Vitória de Guimarães venceu o Floriana, de Malta, por 1-0 na fase prévia da eliminatória. Na época passada, na Eslovénia, a equipa de Moreno Teixeira venceu o Celje por 4-3 na segunda pré-eliminatória, mas foi eliminada após uma derrota nas grandes penalidades em Guimarães.
Antes do segundo jogo em Guimarães, o Vitória estreia-se na Liga em Arouca, no fecho da primeira jornada. O treinador Rui Borges, após o jogo em Zurique, sublinhou a importância de mudar o foco para o campeonato, enfatizando que, apesar do resultado favorável, nada está garantido.
O Vitória de Guimarães venceu em Zurique por 3-0, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência
Entretanto, o clube vimaranense já colocou os bilhetes à venda para o jogo em Arouca.