Vitória de Guimarães: da Suíça nem sempre vêm bons prenúncios
Rui Borges, treinador do Vitória de Guimarães, empatou pela primeira vez na pré-época (foto: Vitória SC)

Vitória de Guimarães: da Suíça nem sempre vêm bons prenúncios

NACIONAL06.08.202418:45

O clube de Guimarães já disputou duas eliminatórias contra equipas suíças, totalizando duas vitórias, um empate e uma derrota, esta em território helvético

Após a vitória sobre o Floriana, o Vitória de Guimarães prossegue a sua caminhada rumo à fase final da Liga Conferência e o próximo obstáculo é suíço. Os vitorianos têm de eliminar o Zurique, onde joga o português Rodrigo Conceição (filho do treinador Sérgio Conceição), na segunda pré-eliminatória para seguir até ao play-off da prova.

Esta será a terceira vez que o Vitória de Guimarães irá defrontar um clube suíço em competições europeias. Em 1974, na extinta Taça Intertoto, o Vitória enfrentou o Neuchâtel e, em 2008/09, o Basileia na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Há 50 anos, o Vitória de Guimarães estava inserido no Grupo 2 da Taça Intertoto, juntamente com os alemães do Hamburgo, os suecos do Djurgarden e, então, os suíços do Neuchâtel. No Estádio Municipal de Guimarães, a equipa treinada por Mário Wilson bateu a formação helvética por 5-2 e, um mês depois, voltou a vencer fora de portas, desta vez com um resultado mais magro (1-0). Apenas o primeiro classificado de cada grupo seguia em frente e a formação minhota ficou-se pela segunda posição, atrás dos alemães.

34 anos depois, a equipa de Guimarães voltou a defrontar uma equipa suíça, mas desta vez o desfecho seria diferente. Na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, a equipa orientada por Manuel Cajuda foi eliminada pelo Basileia após um empate (0-0) no Minho e uma derrota (1-2) na Suíça. O mais notável nesta disputa por um lugar na maior prova de clubes da Europa é que duas épocas antes (2006/07) o Vitória de Guimarães disputava a Liga 2 e, na época seguinte, conseguiu um terceiro lugar, que lhe deu acesso à qualificação para a Liga dos Campeões.

Há duas épocas, o Vitória de Guimarães também chegou a esta fase nas eliminatórias da Liga Conferência, após ter vencido os húngaros do Puskas Akademia, mas acabou eliminado pelos croatas do Hajduk Split. Caso a equipa comandada por Rui Borges ultrapasse o Zurique, será a primeira vez que atinge o play-off. Aqui, o Vitória de Guimarães já sabe que irá defrontar os búlgaros do Botev Plovdiv ou os bósnios do Zrinjski Mostar.

O Vitória de Guimarães continua a sua jornada europeia com a primeira mão agendada para as 18 horas (19 horas locais) desta quinta-feira em Zurique, e a segunda mão será realizada a 15 de agosto, no Estádio D. Afonso Henriques.

Zurique invencível na Liga Suíça

Ao contrário do Vitória de Guimarães, o Zurique já disputou três jornadas na nova época do campeonato suíço. Até agora, o adversário dos minhotos soma duas vitórias (contra Yverdon e Winterthur) e um empate (2-2) com o Young Boys. Na época passada, o Zurique terminou o campeonato no quarto lugar, atrás do Servette (adversário do SC Braga na Liga Europa), Lugano e o campeão Young Boys.

O lateral direito Rodrigo Conceição chegou ao Zurique na época passada, a custo zero, vindo do FC Porto. Durante a temporada de estreia, disputou 29 partidas, marcou um golo e fez duas assistências. No entanto, o filho do treinador Sérgio Conceição foi operado em junho e encontra-se a recuperar, estando portanto ausente deste encontro.

O defesa português de 24 anos tem contrato com o Zurique até junho de 2027.