Queriam chocolates, então, aqui estão eles! (crónica)
Foto: Estela Silva/Lusa

V. Guimarães-Floriana, 4-0 Queriam chocolates, então, aqui estão eles! (crónica)

NACIONAL01.08.202422:48

Equipa de Rui Borges deixa adeptos em êxtase ao marcar quatro golos sem resposta; na próxima etapa da qualificação para a Liga Conferência os minhotos vão defrontar os suíços do Zurique

O Vitória de Guimarães tem trilhado um caminho de altos e baixos na qualificação para as competições europeias nos últimos anos mas desta vez parece mais determinado do que nunca a fazer parte do novo modelo da fase final da Liga Conferência. Foram quatro golos, sem resposta por parte da equipa maltesa, todos marcados na primeira parte e em que Ricardo Mangas brilhou ao bisar, um deles de pontapé de bicicleta. Jorge Fernandes e Kaio César também marcaram.

Ultrapassada esta fase, que deixou com água na boca dos adeptos do Vitória em Guimarães, chegou a vez de fazer as malas rumo à próxima etapa, rumo à Suíça, para defrontar o Zurique, o país dos melhores chocolates do mundo.

Aos três minutos, o Vitória já controlava a posse de bola, pressionando a defesa adversária. Aos seis minutos, um livre cobrado por Tiago Silva resultou numa bola ao poste após a recarga de Nuno Santos, mostrando a vontade do Vitória de abrir o marcador.

O primeiro golo chegou aos oito minutos, quando Tiago Silva assistiu Ricardo Mangas, que cruzou para Kaio César marcar de cabeça. Pouco depois, um canto de Tiago Silva encontrou Jorge Fernandes, que aproveitou uma saída em falso do guarda-redes do Floriana para fazer o 2-0.

Apesar de uma desaceleração no ritmo de jogo após os primeiros 10 minutos - Ricardo tinha algo na Manga - o Vitória de Guimarães conseguiu conter eficazmente as tentativas do Floriana de explorar bolas longas para os seus atacantes. A defesa vitoriana foi firme e impediu qualquer ameaça significativa à baliza de Bruno Varela.

Depois veio o espetáculo de Mangas. O lateral adaptado a extremo bisou, um deles de pontapé de bicicleta, coroando a primeira parte com o quarto golo. O número 19 fez aquilo que Tiago Silva não tinha conseguido fazer minutos antes. Mangas continua a demonstrar nesta fase ser uma arma bem munida por parte de Rui Borges, que soube tirar melhor partido do jogador de 26 anos.

A defesa do Floriana teve dificuldades para conter a pressão constante do Vitória numa primeira parte em que o Vitória de Guimarães demonstrou claramente a sua superioridade.

A segunda parte manteve a tónica dominante do Vitória. Aos 50 minutos, ficou claro que a equipa minhota não estava disposto a abrandar. Aos 63 minutos, Gaspar atirou ao ferro, deixando a baliza do Floriana a estremecer.

Nélson Oliveira, recém-entrado, mostrou determinação ao tentar um remate logo na primeira oportunidade, mas foi travado por um defesa da formação maltesa.

Até ao final da partida, o Vitória de Guimarães teve o jogo totalmente controlado, mesmo tirando o pé do acelerador, contudo, do outro lado estava uma equipa que não tinha capacidade de fazer frente ao que o Vitória de Guimarães demonstrou.

Com o destino da partida e da eliminatória já definido, o treinador do Vitória de Guimarães aproveitou os minutos finais para fazer algumas substituições e dar os primeiros minutos oficiais aos avançados Telmo Arcanjo e José Bica com a camisola do Vitória. Nos instantes finais, Samu teve uma oportunidade para ampliar o marcador, mas o seu remate bateu no poste.

Depois de um triunfo convincente, em que dominaram todos os aspectos do jogo, a formação minhota prepara-se agora para os próximos desafios na Liga Conferência. A 8 de agosto, desloca-se à Suíça para defrontar o Zurique, e a 15 de agosto, jogam em casa, em Guimarães, contra o mesmo adversário. A equipa suíça assegurou a sua qualificação para a terceira pré-eliminatória ao derrotar o Shelbourne por 3-0 na sua casa na semana passada e ao empatar 0-0 na Irlanda na segunda mão.