Viktor Gyokeres numa galeria de notáveis leões
Gyokeres está a protagnizar um início de época fantástico (Foto Grafislab)

Viktor Gyokeres numa galeria de notáveis leões

FUTEBOL02.09.202405:00

Sexto mais rápido de sempre chegar aos 50 golos pelo Sporting, numa lista que tem Peyroteo, ou Jardel... Melhor arranque da carreira do avançado, com sete golos em apenas cinco jogos

Começam a esgotar-se os adjetivos para classificar Viktor Gyokeres, que consolida cada vez mais um lugar na galeria de notáveis leões, em mais uma comprovação que chegou após mais uma exibição fantástica e mais um golo diante do FC Porto, na sequência de mais uma arrancada e de um penálti cometido por Otávio que o próprio Gyokeres concretizou diante de guarda-redes com capa de herói neste particular, Diogo Costa.

Aquele remate para um lado e guarda-redes para o outro ditou o 50.º golo do sueco em 55 jogos de leão ao peito, sendo o sexto mais rápido a chegar a este registo, apenas superado por Peyroteo, em 25 jogos; Jardel em 38; Lourenço em 45; Manuel Soeiro e Fernando Puglia, em 42.

O notável escandinavo que continua coberto de elogios, aos 26 anos, vive o melhor arranque de sempre da sua carreira, isto se tivermos em conta que até ao momento apontou sete golos em cinco jogos, números que superam em muito os dois no mesmo número de partidas na época anterior. Mas vá-se mais a fundo na análise. Pelos ingleses do Coventry assinalou um em 2022/2023 e em 2021/2022 apenas um. Nos galeses do Swansea ficou com o registo em branco, isto após ter apontado um pelos alemães do Saint-Pauli em 2019/2020. Em terras de Sua Majestade, pelos sub-23 do Brighton apontou dois em 2018/2019 e outros tantos na época anterior. Pelo Brommapojkarna, da Suécia, nas três primeiras épocas, apenas um em 2016/17.

Se lhe dissermos que a 28 de maio deste ano estava numa sala de operações para ser submetido a uma intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo, estes números ganham ainda maior dimensão, ele que é o sexto jogador leonino a conseguir marcar nas quatro primeiras jornadas do campeonato, tal como Montero, Peyroteo, Vasques, Nélson Fernandes e Manuel Fernandes.

Há alguns estrangeiros que, de leão ao peito, tiveram convivência extraordinária com o golo e Gyokeres é o 10.º a chegar a este registo de 50 golos. Liedson não está por cá porque, entretanto, adquiriu a nacionalidade portuguesa, mas assinale bem os que fazem parte deste lote de notáveis que estão à frente do sueco: Yazalde (126 golos), Bas Dost (93); Iordanov (70); Jardel (67); Arizaga (62); Slimani (61), Balakov (60), Puglia (58) e Manoel (56).

E após o desconforto demonstrado no final da Supertaça, Gyokeres redimiu-se e, contas feitas, diante do FC Porto apresenta como carta de recomendação quatro golos nos últimos três jogos para a Liga.

Em termos mais genéricos, os leões não venciam nas quatro primeiras rondas desde 2017/2018.

Outros registos de notabilidade para os verde e brancos na Liga: 7 vitórias consecutivas; 15 triunfos nos 16 últimos jogos; uma derrota nos 27 últimos encontros; 19 desfechos perfeitamente conseguidos consecutivos em casa; 38 jogos seguidos a marcar. Respira-se bem em Alvalade…