V. Guimarães: Malapata azul e branca já leva dez jogos
V. Guimarães defronta o Arouca esta segunda-feira (Estela Silva/Lusa)

V. Guimarães: Malapata azul e branca já leva dez jogos

NACIONAL13.11.202307:45

Vitória de Guimarães com uma dezena de derrotas consecutivas frente ao FC Porto. Igualado o pior registo da história frente aos dragões. Nestes 10 desaires apenas dois não foram pela margem mínima

Com a derrota de sábado, por 1-2, na 11.ª jornada da Liga, o Vitória de Guimarães somou a décima derrota consecutiva frente ao FC Porto, em todas as competições. Apesar de o resultado ter sido mesmo o mais negativo, neste último encontro entre ambos, a verdade é que os vimaranenses igualaram o pior registo da história em confrontos com os azuis e brancos.

A última vez que o Vitória perdeu dez partidas seguidas para o FC Porto ocorreu entre 2010 e 2014, mas há uma diferença, até substancial, para o período atual. Nessa altura, três das derrotas foram em finais, uma da Taça de Portugal e duas na Supertaça, sendo que ainda contempla mais uma na 4.ª eliminatória da Taça. Outro aspeto distinto são os seis desaires fora e somente quatro em casa.

Atualmente, num período que começou em 2019, o Vitória perdeu sempre para o campeonato nacional, com exceção de uma partida das meias-finais da Taça da Liga, precisamente, em 2019/20. Analisando as diferenças entre estes períodos menos felizes, invertem-se as contas. Ou seja, destas dez derrotas quatro são no estádio do Dragão e seis no D. Afonso Henriques.

Uma malapata azul e branca para a equipa agora orientada por Álvaro Pacheco, mas que conta com a atenuante - apesar de ter significado zero pontos e uma eliminação da Taça da Liga - de apenas duas destas derrotas terem sido por números superiores à margem mínima. Em 2019/20, na 4.ª jornada da Liga, por 0-3 fora e pelo mesmo resultado na temporada passada, na ronda 34, igualmente no campo adversário.

O resultado que mais se repete é, exatamente, o de sábado, ou seja, derrota por 1-2, tendo sucedido em quatro ocasiões. Em três, o Vitória perdeu por 0-1 e noutra por 2-3.

Dez derrotas seguidas frente ao FC Porto

Temporada

Competição (local)

Resultado

Treinador

2023/24

Liga (c)

1-2

Álvaro Pacheco

2022/23

Liga (c)

0-1

Moreno

2022/23

Liga (f)

0-3

Moreno

2021/22

Liga (f)

1-2

Pepa

2021/22

Liga (c)

0-1

Pepa

2020/21

Liga (c)

2-3

João Henriques

2020/21

Liga (f)

0-1

Bino

2019/20

Liga (f)

0-3

Ivo Vieira

2019/20

Taça da Liga (c)

1-2

Ivo Vieira

2019/20

Liga (c)

1-2

Ivo Vieira

Regresso ao trabalho com menos cinco jogadores

O Vitória de Guimarães regressa ao trabalho, em semana de pausa para os compromissos das seleções, com menos cinco jogadores às ordens de Álvaro Pacheco. Os lesionados há já algum tempo, como o central venezuelano Mikel Villanueva que recupera de uma inflamação no pé esquerdo há mais de dois meses e Telmo Arcanjo, médio que foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao ligamento cruzado anterior do joelho direito, estando ainda em processo de recuperação.

Já André e Bruno Gaspar, que falharam o jogo com o FC Porto, devido a lesões musculares, como consta no boletim clínico do Vitória de Guimarães, também devem manter o trabalho condicionado por mais algum tempo. O médio não joga há pouco mais de um mês, no entanto apenas falha as convocatórias desde 22 de outubro. Já o lateral-direito saiu lesionado do dérbi com o Moreirense há oito dias. 

Outro ausente é o guarda-redes Bruno Varela que foi chamado para os jogos da seleção de Cabo Verde.