V. Guimarães: Dezena da invencibilidade ficou pelo caminho
Derrota frente ao Gil Vicente impediu que o Vitória atingisse os dez jogos sem perder; ciclo semelhante apenas em 2019/20; regresso ao trabalho com treino conjunto com a equipa B.
Após uma série de nove jogos sem perder - sete triunfos e dois empates -, o Vitória de Guimarães cedeu, ao perder por 0-1 na visita ao reduto do Gil Vicente na 19.ª jornada da Liga. Álvaro Pacheco e os seus jogadores não conseguiram dar continuidade a um ciclo incrível que, nas últimas cinco temporadas, apenas tem paralelo com algo semelhante realizado em 2019/20.
Na altura, com Ivo Vieira como treinador, o Vitória conseguiu atingir os tais nove jogos sem perder, mas com três empates e seis triunfos. Série alcançada logo no início da temporada que contemplou seis partidas nas pré-eliminatórias da Liga Europa - tendo alcançado a qualificação -, uma vitória na Taça da Liga e nos dois jogos do campeonato registou dois empates. O ciclo foi quebrado com a derrota na visita ao terreno do FC Porto (0-3).
O momento conseguido, agora, pelo técnico Álvaro Pacheco foi ligeiramente diferente, desde logo porque apenas empatou em duas ocasiões e porque para além do Campeonato Nacional, somente realizou dois jogos para a Taça de Portugal. Daí também surgir na 5.ª posição com 36 pontos. Um registo de assinalar, apesar de o ciclo ter sido quebrado em Barcelos e de terem perdido a oportunidade de ultrapassar o rival SC Braga - que apenas joga esta quarta-feira - na classificação.
Mas, esta derrota ainda acarreta mais ilações, pois o adversário dos vimaranenses nos quartos de final da Taça de Portugal (8 de fevereiro) é precisamente o Gil Vicente. Apesar de o Vitória jogar essa eliminatória em casa, falhou no teste e tem de tirar as devidas conclusões para tentar seguir em frente na prova rainha, competição na qual já assumiu grandes ambições.
O Vitória de Guimarães regressou esta segunda-feira ao trabalho e realizou um treino em conjunto com a equipa B. O plantel principal prepara mais um dérbi da região minhota, pois desloca-se ao vizinho Vizela na 20.ª jornada da Liga, com a partida agendada para domingo às 15.30 horas.