18 junho 2024, 17:20
Sporting: diretor técnico da formação de saída
João Couto soma 16 anos de leão ao peito em dois períodos; foi treinador de Cristiano Ronaldo e Hugo Viana
Diretor do futebol de formação do Sporting explica a mudança total na nova direção técnica para os escalões jovens leoninos e fala sobre a saída de João Couto
Em entrevista exclusiva à Sporting TV, Tomaz Morais comentou a grande mudança no futebol de formação do clube este verão, incluindo a saída de João Couto para a entrada de Nuno Figueiredo, enaltecendo que esta era a altura ideal para isso acontecer.
18 junho 2024, 17:20
João Couto soma 16 anos de leão ao peito em dois períodos; foi treinador de Cristiano Ronaldo e Hugo Viana
«Nós estávamos conscientes de que terminava um ciclo, porque assim o definimos com a administração, no final desta época, e que já levávamos 5 para 6 anos deste modelo, deste projeto, que era preciso fazer algumas mudanças. Era preciso reestruturar algumas áreas, era preciso, como já vimos hoje, elevar outros departamentos», começou por dizer, ao canal oficial do clube, antes de elogiar o antigo e o novo diretor técnico da formação dos leões.
«O mister João Couto é uma pessoa que eu não posso deixar de o homenagear, pela sorte que eu tive, pela oportunidade que eu tive de trabalhar lado a lado com ele muitas horas, em termos não só profissionais, como em termos humanos, de amizade que ganhei para com ele, de respeito que ganhei para com ele, porque acima de tudo é uma pessoa de excelência. É um ser humano incrível e agora havia que mudar, e essa é a principal mudança, o Nuno Figueiredo», explicou, elogiando depois o português de 41 anos, que já trabalha em Alvalade há quase duas décadas e que considera ser a escolha ideal.
«Tive a oportunidade de estar com o Nuno no estrangeiro duas, três vezes, em momentos a representar o Sporting e achei que a substituir o mister João… o Nuno era a pessoa certa. Porque conhece o Sporting como ninguém, porque passou pelos degraus todos, porque tem vários níveis de competência, porque tem entendimento multidisciplinar e porque tem muito bom senso na forma como interage e na relação. Por isso eu acho que é uma boa escolha para o Sporting», acrescentou o diretor do futebol de formação, que, de seguida, explicou a razão da mudança total na nova direção técnica para os escalões jovens leoninos.
29 julho 2024, 17:44
Depois de Nuno Figueiredo ter sido anunciado como diretor técnico do futebol de formação, leões revelaram a constituição completa da nova direção técnica para os escalões jovens leoninos
«Quando vamos buscar o Nuno Figueiredo para diretor técnico, já o tínhamos feito com outros profissionais do Sporting e outras decisões, que é olhar sempre para dentro primeiro e criar a oportunidade interna primeiro de crescimento. É a nossa linha, é a linha que queremos seguir. Não quero dizer que não tínhamos as portas abertas para outros treinadores. Agora, acreditamos muito, nomeadamente nos treinadores principais, que temos grandes soluções dentro de casa e temos de as fazer crescer. Como também não os proibimos de sair, de irem para outros âmbitos, porque a formação é isso mesmo, é elevá-los para outros desafios. Queremos primeiro olhar para dentro», finalizou, mencionando os casos de Filipe Santos nos sub-14, de António Cruz nos sub-15, de Pedro Pontes nos sub-16, de Filipe Neto nos sub-19 e de Pedro Coelho nos sub-23.