Supertaça: SC Braga bate Famalicão nos penáltis e fica com bronze
O SC Braga venceu esta manhã o Famalicão no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares na Supertaça feminina, realizado em Aveiro.
Depois de um empate 1-1 no final de 90 minutos, foi necessário recorrer a penáltis e aí, com 4-4, foi decisiva uma defesa de Patrícia Morais e o remate final certeiro de Carol Rocha (5-4).
Contra a corrente do jogo, como muitas vezes acontece, o Famalicão chegou à vantagem aos 12 minutos, beneficiando de um autogolo bracarense, com dois toques infelizes. Um livre da direita cobrado pela capitã Regina foi desviado primeiro na cabeça de Leah Lewis e depois Melissa Hasanbegovic, a tentar o corte com pé esquerdo, acabou por colocar a bola na própria baliza. Foi apenas a segunda vez que a bola foi à área das bracarenses. Cinco minutos depois, uma defesa dupla de Patrícia Morais impediu o Famalicão de aumentar o marcador.
Aos 63 minutos empatou o SC Braga: com Jolina Amani a fazer um grande golo, com remate a meia altura. Até aos 90 o SC Braga esteve mais perigoso, mas foi mesmo necessário recorrer aos penáltis.
Mais uma vez nota de equilíbio, com todas as jogadoras a marcarem até ao 4-4. Aí, Patrícia Morais brilhou ao defender por duas vezes remate de Regina - a árbitra assistente mandou repetir por a guarda-redes do SC Braga ter saltado da linha antes do remate - e depois Carol Rocha não falhou o remate decisivo.
Patrícia Morais, guarda-redes em destaque no SC Braga, falou ao canal 11: «Realçar que não perdemos nenhum dos dois jogos [nas meias finais perdeu com o Benfica também nos penáltis], estamos no caminho certo. Houve muitas entradas, tivemos mudança de treinador, é preciso tempo. Fomos competentes e mais lá para frente vamos sorrir mais.»
Sobre defender o penálti: «Estamos lá para isso, a equipa ajudou porque fomos competentes na marcação, defendi mas a vitória é da equipa. A repetição? Comecei-me a rir porque já tinha acontecido na final da Taça da Liga. Consegui defender, mas quero valorizar a equipa.»
Repetição do penálti? Comecei-me a rir porque já tinha acontecido
João Cardoso, adjunto de Tomás Tengarrinha no SC Braga, também falou ao canal 11, referindo que a equipa tem tudo para melhorar com o campeonato prestes a começar. «Dá mais confiança para o campeonato que se avizinha, foi emotivo até ao fim com penaltis, um repetido e tudo. Terceiro lugar não é o que queríamos, mas foi o que foi possível. Ir a penáltis não é fácil, sobretudo para quem vai marcar o ultimo. A Liga? Propomo-nos ganhar, jogar sempre para ganhar.»
Benfica e Sporting decidem mais logo quem vence a Supertaça.
(notícia atualizada às 13.58 horas)