Ver para crer: golo da vitória anulado aos 90' por fora de jogo... que as regras não preveem
Momento muito polémico no duelo entre RKC Waalwijk e PEC Zwolle, na abertura da 17.ª jornada da Eredivisie
RKC Waalwijk e PEC Zwolle deram, esta sexta-feira, o pontapé de saída na jornada 17 da Eredivisie, num jogo que terminou empatado a um golo. E que só não foi vencido pela equipa visitante porque, ao minuto 90, o VAR decidiu comunicar um fora de jogo que nem sequer existe regulamentarmente.
Na sequência de um pontapé de canto, Nick Fichtinger marcou para o Zwolle, mas o lance acabou por não contar, visto que o árbitro assinalou fora de jogo a um jogador do Zwolle que tinha recebido o canto curto no lado esquerdo.
Tal como acontece num pontapé de baliza ou num lançamento de linha lateral, a lei do fora de jogo não se aplica, o que, naturalmente, motivou a contestação dos visitantes, havendo, até, a possibilidade de o jogo vir a ser repetido.
«A KNVB (federação de futebol dos Países Baixos) acaba de anunciar, via telefone, que o VAR cometeu um grande erro. Não pode haver fora de jogo num pontapé de canto e o golo foi, portanto, anulado injustamente», lê-se numa publicação nas redes sociais.
Johnny Jansen, treinador do Zwolle, também não escondeu a revolta. «Isto é inacreditável, acho que nunca tinha visto nada assim. Por favor... O VAR tem o livro das regras à frente dele, não? Podia ter verificado esta situação», disparou depois da partida.