Dragões focados no triunfo no Minho e de olho no topo da Liga. Equipa azul e branca quer matar 'borrego' de jogos sem vencer fora. Onze sem mudanças à vista
O FC Porto tem a oportunidade de dormir na liderança do campeonato este sábado à noite, precisando de vencer o Moreirense fora de casa para concretizar esse objetivo.
A atravessar uma série de resultados amplamente negativa em partidas longe do Dragão - o último triunfo como visitante aconteceu há quase dois meses, na Vila das Aves - a equipa de Vítor Bruno pode ultrapassar Benfica e Sporting, pelo menos de forma provisória, e ascender ao topo da Liga.
Desempenho dos portistas longe de casa tem ficado aquém das expectativas. Cinco jogos consecutivos sem ganhar como visitante. Segue-se nova visita ao Minho, região de má memória esta temporada
Um empate penalizador em Famalicão antecedeu dois triunfos relativamente tranquilos e sem sobressaltos, ambos por 2-0, frente a Midtjylland e Estrela da Amadora.
As duas vitórias deram algum fôlego aos dragões e tranquilizaram as hostes portistas, ainda que falte traduzir essa recuperação nos jogos fora de casa.
Agora num terreno onde caiu da Taça de Portugal (1-2) e onde Benfica e Sporting também escorregaram para o campeonato, a formação azul e branca está totalmente focada na obtenção dos três pontos, numa fase da temporada vista como crucial e onde a equipa procura estabilizar, após vários maus resultados que tiveram efeitos nefastos.
No que tocas às escolhas iniciais de Vítor Bruno para novo duelo no Minho, não são esperadas grandes mudanças, até porque a equipa titular deu uma boa resposta nos últimos dois encontros, nos quais o técnico ficou agradado com a exibição a nível coletivo.
Galeno deve voltar a ser utilizado na lateral-esquerda, relegando novamente Francisco Moura para o banco de suplentes. O brasileiro oferece ainda mais profundidade ofensiva à equipa azul e branca e tem combinado bem como o compatriota Pepê na ala.
Nehuén Pérez e o renovado Otávio têm formado uma dupla consistente e tudo indica que não haverá mexidas no eixo do setor mais recuado, tal como no lado direito da defesa. Face à indisponibilidade de João Mário, Martim Fernandes vai assumir novamente o papel que tem desempenhado esta época.
Eustáquio e Nico González são os principais candidatos a ocupar o centro do terreno, embora Alan Varela esteja sempre à espreita e pode recuperar o lugar que já foi seu sem contestação.
Caso o argentino regresse à equipa, Nico avança no terreno e atua na posição '10', o que pode potenciar a capacidade ofensiva do espanhol ex-Barcelona, que gosta de fazer incursões para o interior da área.
Fábio Vieira e Pepê oferecem criatividade, enquanto Danny Namaso deve voltar a atuar nas costas de Samu, goleador da equipa.